LUANA CIECELSKI
[email protected]
Como é tradicional em todo o Rio Grande do Sul, o feriado de 20 de setembro, passado na última quarta-feira, foi marcado pelo fim dos Festejos Farroupilhas, especialmente pelo Desfile Tradicionalista. Em Santa Cruz do Sul ele aconteceu na Rua Ernesto Alves e contou com a participação de cerca de 30 entidades.
Os maiores destaques foram as apresentações. Diversas delas aconteceram durante a passagem dos grupos e todas elas buscaram retratar um pouco da história e da cultura do Estado. Uma das mais bonitas foi a apresentação do Grupo de Danças Tradicionalistas da Escola Estadual Curupaiti de Vale Verde. Os jovens encenaram uma batalha da Revolução Farroupilha, com direito a luta entre Farrapos e Imperialistas. A encenação deixou emocionado o público próximo que assistia próximo ao palanque.
Outra marcante apresentação foi a do DTG José Altivo dos Santos do Clube dos Subtenentes e Sargentos. O grupo trouxe para a caminhada uma representação do herói farroupilha Giuseppe Garibaldi e encenou o encontro entre ele e a catarinense Anita, que se tornou sua mulher e o acompanhou na guerra. Além deles, As invernadas mirins dos CTGs Tropeiros da Amizade e Lanceiros de Santa Cruz fizeram apresentações de danças para o público.
Como não podia ser diferente, o desfile foi encerrado com a participação das invernadas campeiras que desfilaram montados em seus cavalos. Ainda durante a quarta-feira, a programação da Semana Farroupilha foi encerrada com atividades no Parque de Eventos, entre elas, mateada e baile com o o Grupo Fandangaço, show com Yangos, arriamento de bandeiras e extinção da Chama Crioula.














