Início Sem categoria Arte: Cristiano Onofre apresenta seus quadrinhos

Arte: Cristiano Onofre apresenta seus quadrinhos

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / Facebook Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra

Sem tema definido, “Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra”
foram difundidos no Facebook por meio do seu autor, Cristiano Onofre

Aproveitando a passagem no estado para realizar shows com a banda Parte Cinza, da qual é vocalista, o escritor, professor e desenhista carioca Cristiano Onofre, esteve em Santa Cruz do Sul, e aproveitou a oportunidade para expor, pela primeira vez, o seu trabalho artístico chamado “Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra”.
As exposições ocorreram no dia 19 de julho, na Legend Music & Bar, onde aconteceu a HOO HA ROCK, no qual a Parte Cinza fez show, e também no dia 20/07 no Boteco do Knapp onde também houve show de sua banda. No sábado, Cristiano explicou de onde surgem as ideias para os quadrinhos. “O projeto ‘Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra’começou em 2012, mas eu faço quadrinhos desde 2008”, revela o desenhista.
“Com a criação da página do Facebook e a ideia propagada dentro desse núcleo, os quadrinhos se difundiram e deu bastante certo. Pelo fato da rede social ser bem dinâmica, a galera compartilha e isso espalha a ideia como se fosse um vírus”. , acrescenta Cristiano.
Em se tratando do contexto dos quadrinhos, ele fala que não se baseia apenas em um assunto específico e completa: “a ideia em si é uma forma de expressão sem seguir tema. A ‘ideia’, é que tudo q eu ache necessidade de desenhare escrever eu faça, e isso acaba sendo uma forma de expressão. O mais legal é que acaba se tornando uma comunicação com pessoas que em nem conheço, como na HOO HA ROCK,quando chegou uma menina aqui de Santa Cruz e disse que gosta muito dos meus quadrinhos e que muitas coisas aconteceramcom ela, então isso é bacana”.
A relação autor/público também é diferenciada, segundo Cristiano, que foca na interação como base do seu trabalho. “É uma forma de terapia que eu faço. Eu quero expor e é uma forma de se sentir acolhido com o público que curte. Os quadrinhos vem supor uma necessidade de diálogo com uma boa quantidade de pessoas, além das que eu conheço”, afirma Cristiano.
Ele ainda acrescenta que “é uma forma de comunicação e uma maneira de divulgar e sair pra fora da internet, por que só Facebook compartilhando, eu não gosto. Gosto de exposição, ter contato direto, pois isso rompe com a noção de hierarquia, como o autor se tornando “algo intocável” sem se comunicar com o público. Acho legal a interação como na HOO HA ROCK. por exemplo, que vieram pessoas que conheciam os quadrinhos, mas eu não conhecia, agora já os conheço e essa interação enriquece o trabalho”.
“Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra” podem ser visualizados na página facebook.com/OsQuadrinhosMaisSujosDaFaceDaTerra.

Divulgação / Facebook Os Quadrinhos Mais Sujos da Face da Terra

Além do Facebook, Cristiano Onofre divulga seu trabalho
através de exposições em eventos independentes por todo o país