
Fotos: Gabriela Janaína da Silva/Unisc
A Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza, a partir de hoje, a primeira exposição do ano, intitulada “A essência do ser: a figura humana nas artes plásticas”. A mostra reúne 32 obras – entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas –, que estarão expostas na Biblioteca Central a partir das 18h30. A entrada é gratuita e a visitação segue até 26 de junho.
Segundo o coordenador da Pinacoteca, Ronaldo Wink, a representação da figura humana foi, desde a Antiguidade até o início do século 20, a maior preocupação da arte ocidental. “Desafiando convenções, os pintores e escultores inventaram um ‘novo corpo’, que nada mais tem a ver com o padrão artístico tradicional, adquirindo assim maior força e plasticidade para simbolizar a complexidade humana”, explica.
Para Wink, a pesquisa de muitos artistas passou a explorar novas linguagens e formas de representação, deixando de lado a busca pela ilusão de perfeição. “A figura humana passa a ser a exteriorização de uma ideia, utilizando novas técnicas, materiais e mídias”, acrescenta.
A exposição homenageia artistas que integram o acervo da Pinacoteca e também os doadores que contribuíram para o projeto. “Como a própria Universidade, a Pinacoteca Unisc tem por objetivo agregar conhecimento e cultura à comunidade regional, e dela também depende para que esta iniciativa seja sempre um sucesso crescente”, afirma o coordenador.
O acervo da Pinacoteca conta hoje com 228 obras, incluindo trabalhos de artistas locais e nacionais. Estão catalogados nomes como Augusto Rodrigues, Armando Romanelli, Plínio Bernhardt, Ruth Schneider, Danúbio Gonçalves, Miriam Postal, Hugo Braz, Gilmar Almeida, Alice Soares, Marc Chagal, Márcia Maróstega, Luis Etges, Alceu Costa e Francisco Stockinger.














