Alyne Motta
[email protected]
Formar melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Este é o objetivo da Ordem DeMolay, uma organização fraternal juvenil destinada a meninos com idade entre 12 e 21 anos.
Com fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, foi fundada no dia 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, nos Estados Unidos. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata uma instituição maçônica juvenil, mas, uma sociedade unificada e dirigida por maçons.
Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.
Os integrantes reverenciam sua memória e vivem baseados nestes princípios e ideais. Possuem em seu fundamento sete princípios essenciais, chamados de Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
Ricardo Wendland
Capítulo de Santa Cruz do Sul está de portas abertas
Jacques DeMolay, último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, morreu no dia 18 de março de 1314, porque se recusou, mesmo sob tortura e sofrimento, entregar seus fiéis amigos e companheiros. Desde que foi criada, a Ordem DeMolay conserva a data 18 de março como Dia do DeMolay.
Apesar de possuírem sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, os integrantes da Ordem DeMolay não têm segredos para o mundo no que se refere às finalidades e princípios ideológicos. Estão ligados por uma melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida de pureza, como homens corretos e patriotas.
Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais pode-se destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha e outros países têm como objetivo implantar a Ordem como Inglaterra, França, Índia e Noruega. Além dos Estados Unidos, mais 5 países têm Supremo Conselho próprio incluindo o Brasil.
Ricardo Wendland
Os integrantes do Capítulo 664 da Ordem DeMolay de Santa Cruz do Sul
CAPÍTULO SANTA CRUZ DO SUL
O capítulo 664 foi fundado em outubro de 2008, sendo ligado às lojas maçônicas de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Pertencente ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, com sede no Rio de Janeiro, tem como presidente do conselho consultivo Rogerio Roesler.
No fim da tarde do dia 11 de maio, os jovens pertencentes ao Capítulo de Santa Cruz do Sul realizaram uma homenagem às mães. Através da cerimônia das flores, os jovens entregaram rosas brancas àqueles cujas mães já partiram, e rosas vermelhas para todas as mães presentes.
A Cerimônia das Flores vem sendo usada tradicionalmente na Ordem DeMolay para enaltecer a virtude do Amor Filial: o amor aos pais e à família. Através desta virtude os jovens procuram enfatizar a permanente devoção por aqueles que os levaram desde nossa infância até a juventude.














