Início Geral Assembleia do Stifa termina sem decisão

Assembleia do Stifa termina sem decisão

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Terminou sem votação a assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (Stifa) no fim da tarde da última quarta-feira, dia 7 de março, em Santa Cruz do Sul. A causa desse desfecho foi o tumulto causado pelo grande número de trabalhadores que se fizeram presentes. Eles protestaram contra o desconto em folha da contribuição sindical referente ao mês de março. 

Centenas de pessoas foram até a sede do sindicato

O encontro buscava discutir justamente essa questão e votar pela aprovação ou não do desconto. A importância que seria abatida em caso de aprovação seria correspondente a um dia de trabalho do mês. A discussão, porém, nem chegou a ir adiante em função dos protestos. O auditório, as escadarias e a recepção do sindicato ficaram tomados por pessoas, algumas questionaram a má divulgação sobre a realização da assembleia dentro das empresas. 

O presidente do sindicato, Sérgio Pacheco, lamentou o desfecho e comentou que não houve qualquer problema diretamente com os funcionários, mas que o Stifa se sentiu incomodado com a atitude de uma das empresas fumageiras. “Eles incitaram os servidores contra nós e os liberaram para ir à assembleia, mas quando é para discutir aumento salarial da categoria, eles não liberam”, apontou. “Nas próximas semanas, inclusive, vamos entrar com uma ação da justiça contra essa empresa”, destacou. 

Em relação à votação sobre a contribuição sindical, Pacheco disse que serão realizadas novas assembleias individuais por empresa. “Isso deverá acontecer nas próximas semanas. Vamos divulgar as assembleias internamente dentro de cada uma delas agora”, concluiu.