
Fotos: Rodrigo Assmann
A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização de eventos, já iniciou a comercialização de espaços para duas grandes feiras de 2026: a Construarte, que ocorre de 14 a 17 de maio, e a Feirasul, que acontece juntamente com a 41ª Oktoberfest, de 8 a 12, 15 a 18 e 21 a 25 de outubro. De acordo com o vice-presidente de Eventos da Assemp, Vagner Thiago Figueiredo, a antecipação permite uma melhor organização da entidade, bem como dos expositores, que geralmente participam de eventos em todo o Estado. “Nesta primeira etapa, estamos priorizando as empresas que já estiveram nos eventos do ano passado e que já mostraram a intenção de retornar”, frisa ele. Conforme o vice-presidente, para as empresas locais permanecem os valores por metro quadrado praticados em 2025.
Os interessados em expor na Construarte e na Feirasul podem entrar em contato com a Assemp, em horário comercial, de segunda à sexta-feira, junto ao Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest. Conforme o coordenador das vendas, Luiz Wendt, os mapas seguem os mesmos padrões de 2025. “Com a antecedência os expositores ganham um prazo maior para pagamento, principalmente no caso da Feirasul”, completa Wendt. Na Festa da Alegria, a feira estará localizada nos Pavilhões 2, 3 e 4 (estrutura montada).

Pesquisa da Feirasul 2025 demonstra aceitação dos expositores
Em 2025, a Feirasul reuniu 157 empresas das áreas de comércio, indústria, serviços e agronegócio. A pesquisa pós evento, respondida por 80 empreendedores, apontou que 71% planejam retornar em 2026 e outros 25% consideram essa possibilidade. O questionário foi respondido por expositores locais, de outros municípios gaúchos e até mesmo de fora do Rio Grande do Sul.
Do total, 63,8% avaliaram como bom e muito bom o volume de visitantes no evento. Metade dos pesquisados apontou que o volume de vendas concretizadas foi bom ou muito bom, e outros 38,7% consideraram como regular. “São números bastante positivos, que demonstram o acerto da manutenção da feira e a importância econômica que o evento tem dentro da Oktoberfest, sendo fonte de geração de empregos e de renda”, completa Figueiredo.
Destaques
Entre os pontos pesquisados, destaque para os índices de satisfação alcançado por áreas como segurança (muito boa e boa para 96,2%), limpeza (ótima para 88,8%) e estrutura (muito boa e boa para 96,3%). O layout da Feirasul, com a distribuição dos estandes e corredores, obteve 90,1% de aprovação, com respostas entre “muito bom” e “bom”; assim como o espaço desses estandes recebeu avaliação positiva de 93,8% dos entrevistados, entre “bom” e “muito bom”. A conexão via internet também esteve entre as questões levantadas e 82,5% dos expositores que participaram da pesquisa responderam que o serviço foi “bom” ou “muito bom”.
Aprovação geral
A mostra também questionou sobre a estrutura do Pavilhão 4 montado para a Feirasul 2025, que teve 85,1% de aprovação. De modo geral, a organização da feira recebeu o percentual de aprovação de 91,3%, incluindo respostas de bom e muito bom. A maior parte dos expositores que participaram da pesquisa, o equivalente a 58,8%, já estiveram quatro vezes ou mais na Feirasul, o que demonstra que o evento serve de vitrine para a empresa e resulta em bons negócios. Dentre os principais motivos para expor da Feirasul, na visão dos empresários, estão a oportunidade de vendas, a conquista de novos consumidores e a exposição da marca.














