Início Sem categoria Associação Amigos do Cinema: Filme para pensar sobre as ditaduras

Associação Amigos do Cinema: Filme para pensar sobre as ditaduras

LUANA CIECELSKI
[email protected]

O Grande Ditador, filme de Charles Chaplin lançado em 1940. Esse será o longa-metragem exibido nessa terça-feira, 23 de maio, pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz. O filme americano de 125 minutos será reproduzido a partir das 20 horas, na sede do Sindibancários, logo após a assembleia de eleição da nova diretoria da associação. 

A história se passa durante a Primeira Guerra Mundial, onde um barbeiro judeu – representado pelo próprio Chaplin – luta no lado alemão das tropas. Com toda a dramaticidade e humor característico de Chaplin, acompanhamos o homem até um acidente em um avião, que o faz perder sua memória. Em seguida, alguns anos se passam e já se está nas vésperas da invasão da Polônia – cujo nome passa a ser Osterlich, no longa-metragem. O espectador é então apresentado à outra figura – também interpretada por Chaplin -, o ditador Adenoid Hynkel.

Charles Chaplin vive o ditador Adenoid Hynkel, coincidentemente

O diretor, então, utiliza esses dois personagens para desconstruir o Estado nazista. De um lado acompanhamos a perspectiva dos judeus, já sofrendo com toda a segregação imposta pelo ditador. Enquanto do outro assistimos de perto as inconstâncias e indecisões de Hynkel. Mantendo uma orgânica fluidez dentro da narrativa intercalada, Chaplin consegue prender o público em ambos os núcleos, ao mesmo tempo em que critica de forma veemente o regime em questão. Dessa forma, o filme é considerado por muito críticos como uma retratação satírica da Alemanha nazista.

A exibição da Associação Amigos do Cinema acontece com o apoio do Sindibancários, da Gráfica Colibri, do Escritório Fuerstenau e da Distaky Vídeo (com informações do resenhista Guilherme Corale – Associação Amigos do Cinema).

Assembleia

Antes da exibição, porém, acontecerá nessa terça-feira, dia 23, uma assembleia para eleição de nova diretoria da Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul, que assumirá o projeto durante o biênio junho de 2017 a junho de 2019. A primeira chamada está marcada para as 19 horas e a segunda chamada para as 19h30. 
Houve inscrição de apenas uma chapa, a atual. Dessa forma, de acordo com a presidente Carmen Pozzobon, se eleita, a equipe continuará a mesma apenas com algumas alterações no Conselho Fiscal. “Alguns novos nomes vieram somar”, apontou. Podem – e devem – votar pela aprovação ou não da chapa, todos os associados que estiverem em dia com a tesouraria. Confira no box os nomes que compõem a chapa. 

 


 

A CHAPA

Presidente: Ingrid Waechter Trindade
Vice-presidente: Carmen Regina Pozzobon da Costa
1ª secretária: Marília Kern
2º secretário: Fernando de Oliveira Doebber
1ª tesoureira: Rosane Aquino
2ª tesoureira: Jaqueline Dotto
Conselho Fiscal: Maysa Montibeller, Diego Tafarel, Veridiana Maria Rehbein, Aquiles Gusson, Gloria Maria Cáceres, Ana Patrícia Francisco.