Início Destaque Atenção à saúde dos pacientes nas mãos de um motorista dedicado

Atenção à saúde dos pacientes nas mãos de um motorista dedicado

Paulo Giovane, da Secretaria Municipal de Saúde, traz a experiência de 21 anos na profissão

Ana Souza
[email protected]

Pelas estradas da região ele leva os passageiros para consultas e busca medicamentos para os pacientes que precisam de cuidados com a saúde. A trajetória completou 21 anos no dia 4 de julho. Este é o motorista Paulo Giovane de Morais, 51 anos, que exerce sua profissão junto ao setor de transportes da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, desde 2001. Sinônimo de dedicação resume seu trabalho. Transporta com carinho os que dependem do serviço para manterem os tratamentos e as consultas em dia.

A profissão de motorista é uma das mais importantes no nosso Brasil. Por se tratar de uma atividade corriqueira para muitos, o ato de dirigir profissionalmente é algo que rende muitas histórias para contar vividas no dia a dia ao volante de um veículo. O motorista profissional precisa ser responsável o tempo inteiro pela sua vida e pelos demais, garantindo a segurança nas estradas. “Sempre exerci minhas atividades junto à Secretria da Saúde, fiquei em torno de oito meses em outro setor, mas estes 21 anos praticamente dedicado ao transporte de pacientes. Por cerca de 15 anos fui motorista da ambulância e agora, nos últimos seis nos carros e na van.”

A trajetória de Paulo Giovane iniciou através de um concurso para a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Após ser aprovado, passou a exercer seu trabalho na área da saúde no transporte de passageiros. Ele trafega levando-os para consultas e busca medicamentos na capital Porto Alegre e nas cidades de Lajeado, Cachoeira do Sul e demais localidades quando necessário.

Ao volante muitas histórias para contar, vivência dos passageiros divididas com os motoristas. “A amizade é o grande destaque, pois tem pacientes que necessitam de transporte mais seguido. Levamos muitas pessoas de idade e se cria um vínculo entre todos. Eles nos reconhecem muitas vezes pelo fato de atendermos seguidamente. É uma gratificação trabalhar auxiliando a quem precisa.”

O motorista enfatiza que, graças à Deus, nunca teve ocorrência de acidentes ao longo de sua trajetória. “Foram apenas pequenos problemas de danos materiais, mas nada de acidente grave. Agradeço imensamente à Deus pela proteção. Nestes 20 anos trafegando posso dizer que as estradas melhoraram um pouco. Em outras épocas estavam mais prejudicadas, mesmo que atualmente o trânsito mudou bastante com mais fluxo de veículos. Está mais intenso.”
Ter uma data para lembrar os motoristas é motivo de orgulho para Paulo Giovane. “Serve para valorizar o motorista, pois acima de tudo temos que ter muita segurança no trânsito porque transportamos vidas.”