
O dia 31 de agosto é marcado pela passagem do Dia do Nutricionista, momento de enaltecer e homenagear os profissionais da saúde responsáveis por planejar e programar a alimentação das pessoas, ou seja, oferecer uma dieta saudável a todos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. O dia foi escolhido em homenagem à Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN).
Quem está comemorando a data há quatro anos é a nutricionista Daniela Beatriz Vedoy de Oliveira, Pós-Graduanda em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. Para Daniela o objetivo por escolher a profissão é justamente para poder ensinar as pessoas sobre a alimentação saudável, “meu objetivo como Nutricionista é ensinar que a alimentação saudável começa dentro da nossa casa. Que como seres humanos devemos pensar no hoje como algo ou alguma coisa que devemos e podemos fazer para melhorar nosso futuro”, frisou.
Segundo Daniela o intuito de escolher a profissão também tem outro propósito, “meu maior objetivo é incentivar os estabelecimentos comerciais cujo ramo é serviços de alimentação sobre a importância das boas práticas de fabricação, sobre porque devemos seguir protocolos para garantir e assegurar um alimento seguro para os consumidores em geral” ressaltou.
Mas como surgiu a ideia de trabalhar com a prática da boa alimentação? Desde o ensino médio a profissional teve certeza que queria ser Engenheira de Alimentos. “Minha opção de Universidade para cursar um curso superior era a Unisc. Como a universidade não contava com este curso, optei por Nutrição”. Para Daniela o início no curso foi um pouco diferente, pois ela se imaginava trabalhando em outro setor, “no início me sentia perdida, mas, como todo bom jovem que continuava sua vida escolar após o ensino médio, segui em frente e aproveitei a oportunidade”, contou.
Em 2012 Daniela iniciou seu primeiro e único estágio remunerado da faculdade, o qual permaneceu até o final da graduação, em agosto de 2014. A nutricionista ainda contou que a partir do momento em que iniciou o estágio, passou a enxergar a Nutrição de uma forma diferente. “Até então, eu acreditava que o Nutricionista de sucesso era aquele que trabalhava dentro de hospital, e eu tenho horror a hospital”, explicou aos risos. Foi então que no estágio conheceu a Nutrição Institucional, que está voltada para empresas privadas que fornecem alimentação para trabalhadores. A partir daí o desejo pela Nutrição mudou. “Me achei dentro da profissão e então pude entender porque havia lhe escolhido”.
A nutricionista contou um pouco como divide a experiência profissional com a nutrição de consultório e a nutrição institucional. “No consultório, atendo diversos pacientes, com diversos objetivos e me orgulho de todos por permanecerem comigo até hoje. Já na área Institucional, agradeço a todos que me proporcionaram a oportunidade de fazer parte de suas equipes”. Ao longo destes 4 anos como formada, Daniela trabalhou em instituições de longa permanência e também em escolas de educação infantil. Ainda realizou trabalhos de assessoria em alguns restaurantes e empresas do comércio de alimentos da cidade.
CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO DANIELA DE OLIVEIRA
A nutricionista tem consultório na Rua Fernando Abott, 274, Sala 501 – Ed. Niderau e trabalha especialmente com:
Nutrição Clínica – consultas individualizadas, avaliação nutricional por bioimpedância, aplicativo para pacientes;
Consultoria especializada para estabelecimentos comerciais – manual de boas práticas, checklist de conformidade do estabelecimento, treinamentos em boas práticas;
Assessoria especializada – serviço de RT para escolas de educação infantil, residenciais geriátricos, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais.
Daniela Beatriz Vedoy de Oliveira
Nutricionista, CRN2 12.619D














