Início Sem categoria Bella Itália celebra os 140 anos

Bella Itália celebra os 140 anos

Divulgação/RJ

Participantes caminharam de Linha Santa Cruz até a Cascata do Franck

 

Vagner Cerentini

Para comemorar os 140 anos da imigração italiana foram organizados três eventos em Santa Cruz do Sul, e um deles foi uma visita a Nova Milano, que aconteceu no dia 20. O município é o berço da colonização italiana, local aonde chegaram as três primeiras famílias de imigrantes.
O presidente do Círculo Bella Itália, Marcelino Seolin, destaca o almoço que ocorreu no dia 23, que foi aberto para os associados do Círculo e também para simpatizantes. Segundo ele, Santa Cruz possui mais de mil pessoas com descendência italiana. “Temos um número de mais de 300 associados e sempre nos reunimos com aquele princípio de continuar convivendo, conversando e cantando”, ressaltou.
Os eventos são sempre organizados para receber uma quantidade específica de pessoas, que são o número de associados. A entidade não tem procurado fazer um evento maior, porque ainda não possui sede, diz Seolin.
Segundo o presidente, no dia 10 de julho irá acontecer um jantar dançante, e no dia 12, que é o dia da fundação do Círculo Bella Itália, será realizado o lançamento da “Pedra Fundamental”, que vai ser o primeiro marco simbólico da cultura italiana em Santa Cruz do Sul. A pedra será implantada em um terreno situado na Marechal Deodoro, próximo à caixa d’água, onde a Prefeitura doou o terreno. E futuramente pretendem construir a sede nesse mesmo local.
A sede está sendo desenvolvida por arquitetas, e já está indo para a fase final. Nos dias 10 e 12 estarão apresentando o projeto para a construção dessa sede no município.

Caminhada

O encerramento das comemorações dos 140 anos ocorreu com a caminhada realizada no domingo. A saída aconteceu em Linha Santa Cruz. Os participantes passaram por dezenas de locais, no evento que teve início às 8h e chegou ao seu destino às 14h, na Cascata do Franck, em Vera Cruz.
Durante a caminhada de 16 km, os organizadores distribuíram frutas, sucos, água e lanches para as pessoas que estiveram participando da atividade e visitando os pontos turísticos de Santa Cruz.