Início Geral Bombeiros: anjos na proteção às vidas

Bombeiros: anjos na proteção às vidas

Neste domingo, dia 2, rendemos homenagens para estes profissionais que merecem todo nosso respeito

Ana Souza
[email protected]

Amanhã, 2 de julho, comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes do Imperador Dom Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
A data é uma homenagem aos heróis brasileiros que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprirem com seu juramento de Salvar e Proteger mesmo com o risco da própria vida.
“Salvar e proteger é a missão de cada militar da Corporação. Compromisso de cada um de nós, homens e mulheres do CBMRS. Nos momentos de maior angústia, onde e quando a população precisa, nós estamos prontos para levar esperança ao povo gaúcho. Estaremos lá, para que tu te sinta seguro! 2 de julho, dia nacional do Bombeiro. Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Salvar e Proteger é o que nos move”, palavras extraídas do site do CBM/RS.

Semana especial para marcar a data

Em Santa Cruz do Sul a Semana de Prevenção foi marcada pelas atividades do ‘Bombeiro Por Um Dia’, na tarde de quarta-feira, dia 28. “Estamos desenvolvendo as atividades aqui em Santa Cruz do Sul e, em todos os quartéis do Estado, que abrange 56 municípios. É uma comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, alusiva à data em 1856, quando foi instalado o primeiro corpo de bombeiros no Brasil. Nesta semana intensificamos as iniciativas de aproximação com a comunidade, buscamos fazer atividades de trazer a população para dentro dos quartéis e também que o Corpo de Bombeiros vá até as escolas e praças fazer a exposição de materiais e simulados. Trazendo a população para dentro do quartel é sinônimo de valorização dos profissionais. Aproximar a comunidade da corporação e terem a noção de nossa profissão”, major Mateus Bastianello Scremin, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar.


Na capital, Porto Alegre, o Comando do Estado também realizou a Semana de Prevenção que tem por finalidade promover ações e eventos relacionados à prevenção de incêndios e acidentes, além de retratar o dia a dia do bombeiro militar.
Na semana, em todo o Estado, ocorreu uma programação recheada de atividades para a comunidade. E no dia 2 de julho, domingo, o quartel estadual estará de portas abertas. Quartel do Comando-Geral fica localizado na Rua Silva Só, nº 300, em Porto Alegre.

O patrono

Dom Pedro II (1825-1891) nasceu no Palácio da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, no dia 2 de dezembro de 1825. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina. Ficou órfão de mãe com apenas um ano de idade. Com nove anos perdeu também seu pai. Era o sétimo filho, mas tornou-se herdeiro do trono brasileiro, com a morte de seus irmãos mais velhos. Cresceu aos cuidados da camareira-mor Dona Mariana Carlota Coutinho, mais tarde condessa de Belmonte.
No dia 2 de agosto de 1826, Dom Pedro II foi reconhecido como herdeiro da coroa do império brasileiro. No dia 7 de abril de 1831, seu pai Dom Pedro I, abdica do trono e embarca de volta a Portugal. José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado seu tutor. Aos 14 anos foi declarado maior e coroado Imperador.
Em 1856, o Imperador Dom Pedro II organizou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam para o serviço de extinção de fogo, nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de sendo considerado por este feito, o Patrono dos Corpo De Bombeiros Militares do Brasil.

Fonte bibliográfica:
http://www.e-biografias.net/dompedro_ii
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/periodo_regencial.htm
http://historiavivi.blogspot.com.br/2010/10/periodo-das-regencias-e-segundo-reinado.html

Um dia para sentir na pele a experiência de ser bombeiro

Vivi em 2022 a experiência de ser ‘Bombeiro Por Um Dia’ e na quarta-feira, dia 28, assisti de perto outros 24 voluntários passarem por estra grande e valorosa experiência. E digo, eles realmente são verdadeiros heróis e motivo de exemplo para todos que acompanhavam o trabalho dos bombeiros. Este ano foram 23 voluntários que sentiram na ‘pele’ o que é o trabalho dos profissionais do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Cruz do Sul. A atividade iniciou com recepção e apoio pelo Major Mateus e Sargento Jader; na parte de apoio, estavam os sargentos Wilson, Botlender e Bruna; na apresentação e coordenação, major Mateus.
Em seguida, os participantes fizeram a ordem unida e aquecimento, sob coordenação dos sargentos Aguiar e Eder e os soldados Martins, Limberger, Silveira, Geniane e Major Mateus. A atividade de atendimento pré-hospitalar esteve a cargo dos soldados Silveira e Geniane. Os voluntários conheceram técnicas verticais com o sargento Eder e os soldados Flávio, Limberger, Kielling e Motta.
O trabalho exercido pelos bombeiros sobre combate à incêndio foi repassado pelo sargento Aguiar e os soldados Martins, Bartz, Menezes e Figueira. Busca com cães pelo soldado Manoel e a última atividade a ocorrência Simulada pelo tenente Camargo; sargento Aguiar e os soldados Limberger e Silveira.
Todo o aprendizado envolveu os profissionais do 6º BBM e os voluntários, formando uma verdadeira integração na base do aprendizado, da valorização e, acima de tudo, o que é ser bombeiro.

“Foi um dia maravilhoso, os bombeiros são extremamente atenciosos e fizeram ótimas simulações do que eles passam no dia a dia deles. Para mim foi um divisor de águas porque eu realmente pretendo seguir carreira e ter um dia como exemplo do que vai ser a minha vida escolhendo esta profissão foi fundamental. Passamos por aulas teóricas e práticas onde nos era exigido calma e concentração, pois tem pessoas que dependem de nós para ter suas vidas salvas… Eles são heróis e eu ainda vou fazer parte disso!” – Luísa Pereira Zambarda, estudante e residente em Porto Alegre.

“Ser bombeira por um dia é um experiência incrível! Já havia participado em 2022 a convite do batalhão e esse ano retornei trazendo uma amiga pra viver essa experiência. As atividades propostas em 2023 foram intensas e desafiadoras, eu tive que superar medo de altura pra participar de uma delas e foi incrível poder contar com o apoio dos voluntários! Essa semana de prevenção é muito importante porque aproxima a corporação da comunidade! Eu como cidadã me sinto honrada em particular e vivenciar isso por um dia! Meu total respeito a esses militares que literalmente dão sua vida para nos salvar, seja de incêndios ou qualquer outro incidente! A disciplina é algo muito forte lá dentro e acredito que reflita aqui fora nas ruas quando eles dedicam seu tempo em prol da população! “Bombeiro guerreiro, valente e vibrador. Salva, resgata, impõe o seu valor…” É o trecho de um grito de guerra deles que com certeza devemos levar com orgulho dos nossos bombeiros do Brasil! – Irla Oliveira, influenciadora digital – @irlaoliveirafe

“Eu adorei, foi uma vivência incrível. Já admirava muito o Corpo de Bombeiros, pelo trabalho que realizam, tanto com animais quanto com as pessoas. Para mim, são verdadeiros heróis. Admiro mais ainda por eles terem convívio com os cães na parte de adestramento e o treinamento que fazem. Percebe-se o amor que sentem pelos animais. Um canil de muito amor e respeito entre eles. Adorei participar e ver o dia a dia deles, claro que não vivemos nem 50% do que a realidade dos profissionais, mas já deu para dar uma pincelada do que eles vivem, desde o fardamento pesado. Tudo isso demonstra que é mais difícil do que qualquer outra profissão. Para mim, passei a respeitar ainda mais os bombeiros!” – vereadora Bruna Molz (Republicanos), presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

“Participar do evento alusivo ao Dia do Bombeiro, foi uma experiência única e um grande desafio em poder vivenciar o trabalho que é realizado diariamente pela corporação. Ver que o exercício da atividade de bombeiro exige, com o comprometimento da própria vida, é sentir que este trabalho é realizado sob constante pressão e possui agentes causadores de desgaste emocional, físico e intelectual. A atuação do corpo de bombeiros é ampla, vai desde auxiliar em campanhas de prevenção que evitam pequenos acidentes até ações de emergência que podem tirar pessoas da beira da morte. “Obrigado a todos os bombeiros, por toda a bravura e coragem em salvar vidas” – Rodrigo Miranda, agente penitenciário da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)

“Fique muito honrada com o convite e posteriormente muito grata pela oportunidade. Sempre soube da importância desse profissional para a sociedade, mas ser um Bombeiro, na prática, foi emocionante, uma experiência valiosa que, com certeza fez com que a visão de quem participou se torne uma fonte de inspiração e consciência relacionada aos serviços de Bombeiros. Fundamental salientar a organização e estratégia de apresentação dos serviços aos participantes, perceber a união e vínculo entre os profissionais, a energia, a disposição em compartilhar os conhecimentos. Sem dúvidas um momento inesquecível e de muito conhecimento. Para concluir penso que precisaríamos trazer essa realidade mais próxima, principalmente das crianças. Trabalhando nas escolas por exemplo, no sentido de prevenção, quer dizer quanto mais cedo conhecer o trabalho, mais cedo podemos ser parte construtiva desse importante papel nas comunidades” – vereadora Vaneila Liara Schiefelbein Helfer (PSB), de Vera Cruz

“Foi muito bom ter vivenciado essa experiência, sempre tive muita admiração por todas equipes que nós prestam segurança, mas viver tudo como experiência, ali fazendo as atividades minha admiração dobrou por esses profissionais, além da roupa pesada, a pressão, o perigo, e eles ali apenas preocupados em salvar vidas, mesmo que as vezes nao está ao alcance deles, fazem o trabalho com excelência, teve uma atividade que mexeu muuuito comigo, uma simulação de engasgo de criança eu como mãe, ali salvando “a mãe gritando do meu lado, salva meu filho” só quem é mãe entende um coração desesperado, foi uma experiência que vou levar pra sempre comigo, e com uma admiração dobrada a eles, pessoal incrível demais, um parabéns a todos profissionais do corpo de Bombeiros, pela profissão e a comemoração ao dia 02 de julho” – Paula Fülber, influenciadora digital

“Foi um momento ímpar e muito importante, não somente para mim mas para todos os demais colegas que participaram da atividade. Vivemos poucos momentos, mas todos eles de forma muito intensa, um resumo do que o profissional bombeiros passa todos os dias. É uma atividade que não tem em um acidente, um incêndio a hora para acontecer, muitos menos dia e lugar, o profissional tem que estar 24h à disposição da comunidade. Então além de vivenciarmos esta experiência em nossa vida, podemos sentir na pele, realmente, o trabalho de ser bombeiro, que além de ser prazeroso e algo que não podemos dizer que é fácil, somente quem passa por estes momentos irá entender. Existem inúmeras dificuldades e eles fazem indiferente da ocorrência, uma mais tanquilas e outras mais turbulentas. Provamos um pouco o que é o dia a dia destes profissionais. Queremos agradecer pela oportunidade que foi nos dada e ter esta experiência, que realmente é o trabalho deles e parabeniza-los pela dedicação, empenho e humildade. Além da grande responsabilidade deles, que é sem dúvida, o salvar vidas. São anjos da guarda a nos proteger. São momentos muito importantes para nossa vida e algo que tem um significado muito grande na vida de quem já precisou destes profissionais!” – prefeito Maiquel Silva (PP) – Vale do Sol

As principais atividades dos bombeiros

• Cooperar com a defesa civil, em casos em que o exército for mobilizado
• Fazer salvamentos e buscas em todo tipo de ambiente
• Realizar perícias de incêndios
• Socorrer pessoas em risco de morte em inundações, catástrofes e desabamentos
• Educar a população, através de palestras em escolas, por exemplo, para conscientizá-la sobre a prevenção de incêndios
• Fiscalizar o cumprimento das leis que dizem respeito à prevenção contra incêndios em estabelecimentos comerciais e residenciais
• Orientar as pessoas sobre os riscos oferecidos por piscinas, balões, insetos, fogos de artifício, dentre outras situações.