
A Associação Comercial Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta terça (16), no Antigo Bistrô, a última edição do ano do seu tradicional Café Empresarial. O principal evento de networking da entidade encerrou o ciclo de 2025 com o tema “Decisões Mais Rápidas, Comunicações Mais Claras: o Novo Papel da Liderança na Era da IA (Inteligência Artificial)”. A palestra foi conduzida por Rafael Körbes, especialista em inovação, design estratégico e transformação digital.
Körbes, que atua em projetos de gestão da inovação, IA e transformação digital no IEL-RS, propôs uma visão estratégica e acessível sobre como a Inteligência Artificial pode se tornar uma parceira na tomada de decisão e no planejamento organizacional.
O palestrante destacou que o principal desafio e a primeira etapa para usufruir dos benefícios de ferramentas de IA, como ChatGPT, Copilot ou Gemini, é a gestão do conhecimento. Sem organização interna, explicou, a IA pode “inventar respostas que não coincidem com a realidade”, portanto, esse cuidado é essencial para e evitar frustrações com o uso desta tecnologia. “Se eu não tenho os meus dados organizados, registrados, classificados dentro da minha empresa, se eu não crio uma biblioteca de informações, a inteligência artificial vai virar uma poeta”, alertou.
Ele comparou o uso da IA ao processo de integração de um novo colaborador à empresa. É preciso dar contexto, explicar o trabalho e fornecer exemplos através de documentos e dados organizados para obter resultados eficazes.

IA é Analista e Não Tomadora de Decisão
Segundo o especialista, a Inteligência Artificial deve ser vista como uma ferramenta adicional e importante, e não como um substituto para o trabalho humano. “Muito mais do que ser substituído, a gente está sendo convidado a repensar a maneira com que a gente faz o nosso trabalho”, ressaltou.
No aspecto da liderança, ele reforçou que a IA atua como um analista de informações, facilitando e agilizando a tomada de decisão ao realizar cruzamentos de dados que seriam demorados para um ser humano fazer sozinho. No entanto, o ser humano deve sempre estar no controle, no meio do caminho, realizando a curadoria, a edição dessas informações e usando seu senso ético para fazer as escolhas.
Balanço positivo
A diretora executiva da ACI, Roberta Pereira, fez uma avaliação positiva do Café Empresarial em 2025. Ela destacou que o ano foi marcado por “muitas novidades” e que a mudança para o novo espaço (o Antigo Bistrô) proporcionou uma “renovada de público”.
Roberta ressaltou o sentimento de dever cumprido e a presença de um grande público em todas as edições. “A ACI focou em trazer temáticas relevantes e em renovar a base de associados e isso deu uma dinamicidade maior ao evento”, concluiu. O Café Empresarial entrará em pausa em janeiro e fevereiro, e retomará as atividades com força total a partir de março de 2026.
O evento conta com o patrocínio do Antigo Bistrô, Bitencourt Seguros, Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard Idiomas.














