
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em sessão extraordinária convocada pelo presidente Elstor Desbessell a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul interrompeu o recesso parlamentar para apreciar o Decreto nº 10.515, de 08 de janeiro de 2020, assinado pelo prefeito Telmo Kirst, que declara situação anormal, caracterizada como “situação de emergência”, nas áreas rurais de Santa Cruz do Sul afetadas pela estiagem registrada desde o mês de dezembro.
Na sessão, alguns vereadores se manifestaram na tribuna para comentar o fato e os suas consequências econômicas para o município. Ao final das manifestações, o projeto foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.
A reunião extraordinária marcou a estreia de Desbessell como presidente do legislativo santa-cruzense. Sobre a aprovação do decreto, o presidente frisou que o ato foi importante para auxiliar o município e destacou a importância de se buscar novas ideias de prevenção para outros casos de estiagem no futuro. “A preocupação só existe quando o problema da estiagem está aí. Precisamos avançar neste assunto e melhorar alguns problemas hídricos existentes no município para buscar uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, destacou o presidente.
Sobre o desafio de comandar o legislativo no último ano do mandato e com eleições municipais no mês de outubro, Desbessel salientou que desde o dia 02 de janeiro, quando assumiu, está reorganizando alguns setores da Câmara de Vereadores para o início das sessões ordinárias a partir do dia 3 de fevereiro. “Estamos promovendo algumas mudanças para melhor auxiliar os vereadores e melhorar o funcionamento da casa. Estarmos prontos para o ano legislativo onde que teremos que votar alguns projetos polêmicos. Vamos trabalhar com cautela, sabendo da responsabilidade que temos, mas esperamos ter um ano produtivo e melhorar a imagem desta casa”, finalizou.














