Início Sem categoria Campanhas arrecadam alimentos na quarentena

Campanhas arrecadam alimentos na quarentena

Grupos e entidades estão se organizando para ajudar os mais afetados pela crise

Grasiel Grasel
[email protected]

Membros da campanha Donativo Amigo têm higienizado todos os produtos antes de fazer doações – Divulgação

Enquanto passamos por momentos difíceis na quarentena, quando muitas pessoas estão ficando sem poder trabalhar ou até mesmo perdendo seus empregos, fruto da crise causada pela pandemia global, surgem dezenas de iniciativas que visam ajudar os mais necessitados. Em Santa Cruz do Sul não é diferente, pois vários novos grupos beneficentes surgiram e, claro, entidades conhecidas por fazer o bem continuam atuando, como é o caso do grupo Donativo Amigo e do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-mar e Mãe Oxum.

Percebendo que diversas famílias conhecidas estavam passando dificuldades para manter as contas da casa e comprar o que comer, a assistente social Camilla Flores Freitas e outros 13 amigos decidiram se mobilizar para conseguirem alimentos para ajudar. Os jovens, que têm entre 20 e 30 anos de idade, já conseguiram o suficiente para auxiliar cinco famílias desde o início da campanha Donativo Amigo e, neste fim de semana, vão entregar novos kits para outras cinco.

Flores conta que atualmente o grupo conta com 39 famílias cadastradas para receber doações, mas estão abertos a receber mais nomes que se sentirem necessitados. Antes de realizar uma doação, o Donativo Amigo realiza uma breve avaliação da situação do solicitante, com o objetivo de entender o quão necessitado ele pode estar, com perguntas como nível de renda familiar ou participação em programas governamentais de auxílio.

“A gente se sente privilegiado em poder ter emprego, em ter uma casa, porque têm muitas pessoas que não tem isso e algumas que tinham acabaram perdendo agora, então a gente viu que seria importante fazer alguma ação pra poder mudar isso”, afirma Flores. Segundo ela, o trabalho vem sendo feito não apenas para ajudar as famílias cadastradas, mas também para inspirar mais pessoas a também criarem seus grupos beneficentes.

O Donativo Amigo possui pontos de coleta na Joalheria e Ótica Kothe, no centro, e no Mercado Dois Irmãos, na rua João Werlang 251, mas estão buscando novos parceiros para terem mais pontos de coleta. Interessados em ajudar com doações de alimentos ou dinheiro, bem como indicar famílias que precisem de ajuda, podem entrar em contato pelo perfil @donativoamigoscs no Facebook ou Instagram.

QUARENTENA SEM FOME

O Templo Umbanda Pai Ogum Beira-mar e Mãe Oxum também criou uma campanha para ajudar quem precisa neste período, a Quarentena Sem Fome, que surgiu da necessidade de garantir donativos para as famílias que estão procurando Pai Antônio, líder da organização religiosa, para pedir comida.

Na maioria, as pessoas que têm buscado ajuda são as mesmas que já costumavam ser beneficiadas por campanhas do templo, no entanto, algumas estão requisitando alimentos, roupas e itens de higiene pessoal pela primeira vez. Pai Ogum conta que, devido às necessidades de isolamento, não é possível visitar todos para verificar a situação de cada um, mas está tentando ajudar os com mais dificuldade.

Na última semana vários ranchos já foram distribuídos durante a campanha de Páscoa do templo, mas centenas ainda deverão ser entregues. “Acredito que seja hora de darmos as mãos, sem querer julgar ninguém, neste momento temos que ser somente amigos e solidários em um todo, seja pela palavra ou por um prato de alimento”, afirma Pai Antônio.

Todos os membros do templo estão utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) para garantir o máximo de cuidado. Interessados em ajudar podem levar donativos até o local, na rua Cambará, 530, no bairro Esmeralda. Mais informações pelo telefone 3719-2414.