Início Geral Carmen Lúcia lança sua recandidatura

Carmen Lúcia lança sua recandidatura

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Com direito à sala de aula e corredor lotados, no fim da tarde da última terça-feira, 29 de agosto ocorreu na sala 102 da Universidade de Santa Cruz do Sul, o lançamento da candidatura da atual reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, à reeleição para o período de 2018 à 2021. O ato ocorreu na sala 102 da universidade.

O encontro iniciou com fala do vice-reitor, Eltor Breunig, que se despediu lembrando a todos que não pode mais participar da chapa porque já permaneceu como vice-reitor durante 8 anos (ele foi vice de Vilmar Thomé também). Em seguida, ele falou brevemente sobre o período de trabalho com Carmen, reiterando as dificuldades pelas quais a equipe passou, mas sempre com sucesso. “Passamos por um momento de crise, e houve uma série de dificuldades com o FIES. Em alguns momentos foram necessárias decisões fortes, difíceis. Mas Carmen nunca teve medo”, declarou.

Em seguida foi a vez da própria Carmen relembrar alguns momentos, começando por 2014, ano que ela definiu como ótimo para a Unisc, mas de crise para o Hospital Santa Cruz por causa da retirada de recursos por parte do Governo Estadual. Em seguida, ela falou sobre 2015. “Talvez o mais difícil dos anos”, como ela definiu, graças a diminuição de recursos para Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). “52% dos nossos estudantes possuíam o financiamento. Não sabíamos ao certo o que fazer”, comentou. Ela lembrou então que se iniciou uma busca por novas perspectivas, formas de captação de recursos, parcerias com empresas, criou-se o CREDI Unisc e o Tecno Unisc. “E mesmo em meio à essa crise, as nossas contas foram aprovadas sempre”, destacou.

Por fim, ela apontou bons momentos da universidade nesse período em que esteve à frente da instituição, como a criação de três novos doutorados, melhorias feitas em todos os campi, ampliação do trabalho realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura, bem como dos trabalhos de extensão voltados à comunidade, ampliação de cursos de EAD, lançamento do financiamento estudantil via Unicred para alunos de pós-graduações stricto sensu, criação do trote solidário e de aplicativo para as aulas, diálogos mantidos com estudantes, entre outras situações.

Carmen Lúcia, eleita em 2013, lembrou bons e maus momentos enfrentados pela instituição de ensino

Carmen também aproveitou para fazer um anúncio: a prefeitura de Sobradinho doou um terreno para que a Unisc amplie a estrutura de sua unidade na cidade e a doação foi aprovada com unanimidade pelos vereadores na noite da última segunda-feira, portanto, em breve a obra deve sair do papel. “É um espaço no trevo de acesso a cidade. Um ótimo espaço que ainda por cima nos dará muita visibilidade”, disse.

Por fim, Carmen agradeceu o apoio e conselhos de dois ex-reitores, os professores Vilmar Thomé e Luiz Augusto Costa a Campis e destacou a competência, união e maturidade da equipe existente hoje na reitoria. “Essa equipe realmente se abraçou nos momentos mais difíceis, e isso é o que deu força à gestão”. Ela apontou, por fim, que por esses e outros tantos motivos ela se sente madura e preparada para continuar à frente da universidade e por isso lança sua recandidatura.

PRÓXIMOS PASSOS

Ainda de acordo com Carmen, durante o mês de setembro serão coletados dados e realizadas reuniões para que seja elaborada uma proposta de gestão. Nesse período ela também definirá a equipe que atuará pelos próximos anos com ela, caso se reeleja. A primeira apresentação de propostas norteadoras deverá acontecer no dia 16 de setembro, a partir das 8h30, na Unisc e a comunidade acadêmica está convidada a participar para dar sua opinião. O início oficial da campanha, porém, será no dia 6 de outubro, dia de inscrição de chapas, ato que está previsto para acontecer a partir das 16h30 na sala 102.

A eleição ocorrerá no início de novembro – sem data definida ainda – e até o momento, nenhum outro grupo dentro da universidade demonstrou interesse em lançar uma chapa de oposição. No dia escolhido para o pleito, poderão dar seu voto, docentes (vinculados em caráter permanente), estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e associados efetivos da Assembleia Geral Comunitária da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (APESC). Estima-se que esse grupo corresponda há cerca de 13 mil pessoas.