Início Especiais Carreatas trazem pedidos de proteção

Carreatas trazem pedidos de proteção

O intuito é pedir proteção para os colonos e motoristas

A data alusiva ao Dia do Colono e Motorista não pode passar em branco. As festas, devido à pandemia, não serão possíveis, mas as tradicionais carreatas não deixarão de acontecer, todas seguindo os devidos protocolos de segurança em relação à Covid-19. Em fila, os motoristas percorrem as ruas do Município e também as estradas do interior. Com buzinas e faróis acesos, eles chamam a atenção por onde trafegam, levando junto os pedidos de bênção para os integrantes da categoria e seus familiares.


As homenagens já iniciaram na semana passada. Na tarde de sábado, 17, a Paróquia Santo Antônio realizou a carreata de São Cristóvão, que percorreu as ruas centrais de Santa Cruz do Sul. Em fila, caminhoneiros e demais motoristas seguiram com pedidos de proteção. O trajeto, com saída da paróquia no Bairro Arroio Grande, a partir das 17h, percorreu as ruas Barão do Arroio Grande, Euclydes Kliemann, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos, Marechal Deodoro e Joaquim Murtinho, retornando ao ponto de partida. O evento recebeu apoio da Brigada Militar e agentes da Fiscalização de Trânsito.


E no domingo, 25, serão realizadas três carreatas. Em Santa Cruz do Sul, a Paróquia Ressurreição trará para o evento o lema “Que São Cristóvão nos proteja nas estradas e por todos os caminhos da vida”. A programação inicia às 9h, com Missa de Ação de Graças pelo padre Antônio Puhl; 10h, procissão de carros, e das 11h às 13h, entrega de almoço no sistema drive-thru. Os ingressos podem ser adquiridos até sábado, 24, na Secretaria da Paróquia, Rua Andrade Neves, 10, ou pelos telefones (51) 9 9975-2943 e (51) 3717-3550. A iniciativa receberá apoio do Grupo Apomedil.


E o interior também lembrará a data alusiva. Em Monte Alverne, por motivo da pandemia da Covid-19, a Paróquia Nossa Senhora de Lurdes cancelou a tradicional festa do colono e do motorista, que estava prevista para o dia 25 de julho. Mas manteve o desfile de carros, caminhões, máquinas e cavalgada. Será a partir das 9h30 e irá acontecer em frente à geriatria do Cleon Weiss. A bênção de São Cristóvão será realizada pelo padre Eleutério Orsolin e acontecerá em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lurdes, de Monte Alverne.
Também haverá evento em Vale do Sol. A carreata acontece a partir das 8h30, com saída na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vale do Sol do Município, na Avenida 15 de Setembro, retornando pelo Centro, na Rua Arno Ullmann. Em frente à Igreja haverá bênção dos veículos, seguindo todos os critérios dos protocolos da Covid-19. Conforme o pároco Rafael Toillier, há cerca de 50 anos não era feita a carreta nesta modalidade. “Naquela época, o Hospital de Vale do Sol chegou a fazer uma homenagem com alusão à imigração. Alguém que não resgata a própria história é uma árvore sem raiz. Realizar esta homenagem é, acima de tudo, lembrar do sofrimento dos colonizadores que aqui chegaram e tiveram promessas não cumpridas. Temos que valorizar aqueles que deram origem às nossas tradições. Assim como os colonos, os motoristas são essenciais. Se o colono não planta, não temos o que comer e, se o motorista não transporta, não chega o alimento até a nossa mesa” .

Ana Souza

[email protected]