Início Sem categoria Chimarrão Day realiza o vempromate nos Estados Unidos

Chimarrão Day realiza o vempromate nos Estados Unidos

A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, foi palco na última segunda-feira, dia 18 de abril, do Chimarrão Day. A iniciativa, desenvolvida na Faculdade de Direito Robert H. McKinney, integra a campanha #vempromate #pelapazmundial e teve como objetivo promover a parceria entre Indiana e o Rio Grande do Sul, estados irmãos desde 1965, além de celebrar o Dia do Chimarrão (24 de abril).

Brasileiros e americanos compartilharam um pouco da cultura gaúcha

O Governo de Indiana foi representado por Diego Morales, que esteve em Porto Alegre em janeiro desse ano em visita com o mesmo objetivo, e foi recebido pelo Vice-Governador. O Governador José Ivo Sartori enviou mensagem em vídeo, saudando a iniciativa e falando do hábito de tomar chimarrão. Também foram enviadas em vídeo, e projetadas durante o evento, mensagens da Secretaria de Minas e Energia do RS, na pessoa do Secretário Adjunto Artur Lemos Jr; do Vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, e do Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro.

Estiveram presentes o Diretor da Faculdade Andrew Klein, o vice-diretor Antony Page, a Diretora de Pós-Graduação e Assuntos Internacionais Karen Bravo, autoridades da Universidade de Indiana, do Governo de Indiana, professores e alunos da graduação e pós-graduação. O Governo de Indiana foi presenteado com uma obra do artista gaúcho Gusco, contemplando os principais pontos turísticos das duas capitais.

José Ivo Sartori discursou através de um telão

Segundo os organizadores do evento, o casal Renato e Aline Fagundes, ambos juízes e atualmente alunos de Mestrado em Direitos Humanos na Universidade, como a anfitriã do evento foi a Faculdade de Direito não poderia faltar um tema de ordem jurídica. “Foi abordada, então, e batizada de “Chimarrão case”, a sentença proferida pelo Juiz do Trabalho Rodrigo Trindade, que analisa a contradita oferecida à testemunha com base na alegação de que ela e a parte foram vistas tomando chimarrão juntas”. A contradita, segundo os organizadores, foi afastada sob o fundamento de que chimarrão, mais do que um ato de amizade, é um ato de cortesia e hospitalidade.

Durante o evento, os participantes puderam apreciar o chimarrão.

Fonte: Imprensa MTG