LUANA CIECELSKI
[email protected]
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) lançou oficialmente no fim da manhã da última sexta-feira, dia 20 de abril, um projeto que tem como principal objetivo a economia e o turismo da região: o Caminhos dos Vales Novos Rumos. Trata-se de um plano de trabalho que visa melhorar a Infraestrutura Asfáltica do Vale do Rio Pardo, através de parcerias que serão buscadas com a iniciativa privada e os governos Estadual e Federal.
A entidade busca R$ 107,6 milhões para pavimentar pouco mais de 80 quilômetros em 14 municípios consorciados. O projeto já está cadastrado na Secretaria de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, mas a ideia é que os prefeitos de todos os municípios se unam e busquem parte dos recursos também com emendas parlamentares.
Dentre os planos alimentados pelo Cisvale para o Vale do Rio Pardo, pretende-se melhorar a estrutura existente atualmente para constituir na região um polo logístico do Sul do Brasil, aproveitando, entre outros méritos, a localização geográfica central no Estado, aproximando destinos. Outro grande beneficiado pela melhoria nas estradas que ligam os 14 municípios pertencentes ao Cisvale, seria o turismo.
Durante a apresentação do projeto, o presidente do Cisvale, Giovane Wickert (Venâncio Aires), citou como exemplo de sucesso a ser seguido, os municípios pertencentes à rota do pão e vinho. “Podemos pecar pela ousadia, mas não pela omissão”, destacou. Giovane também apresentou um vídeo institucional feito à pedido do Cisvale para o projeto.
O vídeo – que pode ser conferido no página do Facebook do Riovale Jornal – apresenta a região, sua economia, principais características, potenciais e claro, muitas belezas encontradas por aqui. Ele pode e deve ser utilizado pelos prefeitos de todos os municípios para buscar as emendas necessárias. “Se levarmos a Brasília dezenas de páginas de documentos e informações, não será tão interessante quanto apresentar o vídeo. Menos é mais nesse caso”, destacou Wickert.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Boqueirão do Leão
Candelária
Gramado Xavier
Herveiras
Mato Leitão
Pantano Grande
Passo do Sobrado
Rio Pardo
Sinimbu
Vale do Sol
Vale Verde
Venâncio Aires
Vera Cruz
Santa Cruz do Sul














