Início Colunas Como uma amizade pode agir em nossas vidas?

Como uma amizade pode agir em nossas vidas?

Esta semana, após conversar com amigas em um grupo que mantemos no WhatsApp, me ocorreu o quanto é importante cada uma delas na minha existência! São amigas de uma vida e tal qual minha família, elas são as lembranças vivas da minha história!

E falando sobre amizade, já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Para muitas pessoas, a resposta para essa questão é quase como uma pegadinha. Antes de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo e em quem não é, reflita sobre as suas experiências de vida e lembre de quem esteve ao seu lado honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quantos e quem são os verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e diversão.

Se você ainda está com dificuldade de definir quem são seus amigos reais, recorde sobre vários momentos icônicos da sua vida, tanto os tristes quanto os felizes. Puxe na memória quem estava ao seu lado nas horas de dificuldades, tais como a morte de um ente querido, crises existenciais, um término de relacionamento amoroso, um desafio no ambiente de trabalho e mais. Também tente se lembrar de quem estava ao seu lado nos momentos de alegria, tais como a conquista de uma vaga de emprego, o início de um relacionamento amoroso, o nascimento de um filho ou uma viagem dos sonhos.

A verdade é que a amizade está relacionada à confiança e ao carinho que se sente por uma pessoa. Se uma determinada pessoa consegue causar uma sensação boa em você e se você sente carinho e confiança por ela, com certeza poderá chamá-la de amigo.

Uma relação de amizade, como qualquer outra, deve ser construída com sinceridade, convivência, alegria e companheirismo. Tudo isso faz parte de um dia a dia saudável. Afinal, ninguém merece ter que lidar com um contato que é cansativo, desonesto ou abusivo.

Seja feliz, construa histórias, faça amigos, e só então você irá envelhecer cheia de lembranças vivas!