Início Educação Concurso incentiva Educação Fiscal

Concurso incentiva Educação Fiscal

Jéssica Ferreira
[email protected]

 

A segunda edição do Concurso de Redação no município de Santa Cruz, promovida pelo Comitê Tributário Permanente, tem ocorrido desde o dia 8 de junho e irá até o dia 4 de setembro. O concurso de redação tem como temática a Tributação e a Cidadania e é destinado a estudantes de ensinos fundamental e médio, devidamente matriculados em escolas públicas e particulares de Santa Cruz do Sul, e para esta edição, pela primeira vez em Vera Cruz.

Cada escola que aderir ao Concurso de Redação deverá selecionar uma redação de cada categoria na proporção de 1 (uma redação) para cada 100 (cem) ou fração de 100 (cem), em relação ao total de alunos matriculados na escola. As redações pré-selecionadas pelas escolas deverão ser entregues na Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), na Rua Venâncio Aires, 633 – Centro de Santa Cruz do Sul até o dia 4 de setembro de 2015, contendo o nome completo do aluno, idade, ano/série, nome completo do professor responsável, nome e endereço completo da escola, telefone e e-mail da escola.

Em visita ao Riovale Jornal, o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisc e presidente do Comitê pela universidade, Ricardo André Machado, juntamente com o vice-presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp), Valdir Bruxel, estiveram presentes para esclarecimentos sobre o concurso que tem sido um incentivo aos estudantes de hoje a estarem ligados às atividades que ocorrem no município, além de adquirirem conhecimentos sobre diversas áreas estudadas. Segundo Ricardo, os resultados obtidos na primeira edição do concurso motivaram a dar continuidade ao projeto.

“Nosso objetivo é voltado para que desde novos, os jovens comecem a criar uma cultura na qual sejam discutidas questões de cidadania, e assim passar a interagir com a sociedade”, frisou. Para a realização dos temas das redações, as entidades que compõem o Comitê reúnem-se periodicamente para debater assuntos vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos. “Exercitar pensamentos no qual o estudante reflita, como por exemplo, o que ele pode fazer para contribuir com a comunidade. Ou então, questionamentos sobre impostos, isto é, para onde vai ou o que é feito? Para que assim, os órgãos competentes possam agir de forma certa na aplicação de recursos, entre outras propostas”, acrescentou Machado.

Em 2013, toda a rede escolar do município de Santa Cruz do Sul participou da 1ª edição do concurso de redação “Tributação e Cidadania” coordenado pela equipe de Educação Fiscal da Delegacia local, com apoio do Comitê Tributário Permanente, da Secretaria Municipal de Educação e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. Foram mais de 2.500 redações inscritas na primeira fase do concurso, que ocorreu no período de 31 de agosto a 8 de outubro, quando, através de processos classificatórios internos, as escolas participantes avaliaram os textos criados, selecionaram e encaminharam os melhores trabalhos para a fase final.

“A ideia está em alavancar estes assuntos e trazer o exercício de democracia e que, além disso, de alguma forma possa contribuir até mesmo para a escolha de uma profissão amanhã, através da especialização nos assuntos e o conhecimento adquirido por meio das redações”, afirmou Bruxel.

Luana Ciecelski

Valdir Bruxel, vice-presidente do Sincotec-Varp: “Trazer o exercício de democracia”

Luana Ciecelski

Ricardo André Machado, coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisc e presidente do Comitê pela universidade: “Interagir com a sociedade”

O que é o Comitê Tributário?

O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul é um fórum de discussões sobre temas de cunho tributário. É formado por um conjunto de entidades e agentes públicos, tais como: ACI Santa Cruz do Sul, Assemp, Ajesc, OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Receita Federal, Receita Estadual/RS, Seisc, Sincotec-VARP, SindiTabaco e Unisc.

Saiba mais sobre o Concurso

O concurso tem como objetivo despertar por meio da reflexão acerca dos temas pertinentes à Tributação, tais como: as noções de ética, cidadania e controle social sobre a aplicação de recursos públicos. Os temas propostos nesta edição são: a) “Dinheiro público – aplicação e desvio, o que eu tenho a ver com isso?” e b) “Tributos: nós pagamos. Todos recolhem? Tem retorno?”.

Os resultados serão divulgados até o dia 21 de setembro de 2015. Maiores informações sobre formatação, critérios, seleção e premiação constam no Regulamento do Concurso e que pode ser acessado no site www.unisc.br/concursoredaçao. Informações adicionais pelo fone: (51) 3717 7364 – Prof. José Rocha Saldanha; (51) 3717 7325 – Prof. Ricardo André Machado, ou Departamento de Ciências Contábeis na Unisc.

A premiação ocorrerá no Anfiteatro da Unisc (Bloco 18), no dia 25 de setembro. Para os alunos de Santa Cruz do Sul, os três primeiros colocados das categorias 1 e 2 receberão 1 Playstation e 1 Celular. Para os alunos de Vera Cruz, os primeiros colocados das categorias 1 e 2 receberão, cada um, 1 Playstation e 1 Celular. Para os professores responsáveis pelos alunos premiados, o prêmio será 1 Tablet e um HD externo. Entretanto, no caso de haver um professor responsável por mais de um aluno vencedor, os demais prêmios serão diferenciados, a critério do colegiado do Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul.
Todos os alunos que tiverem a sua redação pré-selecionada pela escola receberão um Certificado de Participação no Concurso.