Início Sem categoria Conheça a carreira de uma revelação de Santa Cruz

Conheça a carreira de uma revelação de Santa Cruz

Daniel Freitas da Silva fez uma pequena participação em novela da Globo
 

VAGNER CERENTINI
[email protected]

Há 19 anos, um jovem estudante da 6ª série ocupava as páginas do Riovale Jornal. O motivo: ele era ator de teatro amador e já tinha escrito 15 peças teatrais. De lá para cá, muita coisa mudou, e ele acabou indo morar no Rio de Janeiro graças ao seu talento. Fez faculdade em Montenegro e hoje trabalha na área como escritor, ator e professor de Teatro. 

Daniel Freitas da Silva, o jovem prodígio, mora no Rio há nove anos e meio, mas sua família está toda aqui, e por este motivo ele visita Santa Cruz quando possível. Uma dessas visitas aconteceu na última quarta-feira, foi quando o Riovale Jornal aproveitou para bater um papo com o ator.

Silva conta que, após se formar na faculdade, fez alguns espetáculos em Porto Alegre, mas percebia que para crescer na profissão precisava de um palco maior e foi quando resolveu ir para o Rio de Janeiro. “Comprei uma passagem só de ida, lá eu poderia ficar na casa de uma amiga de uma colega minha por uma semana, e depois tinha de arrumar outro lugar para morar”, contou.

Logo ao chegar à Cidade Maravilhosa, Daniel se deparou com um alto custo de vida e teve que trabalhar em bares e cafezinhos para se virar. “Mais tarde comecei a dar aula em algumas escolas de teatro, depois de dois meses a Oficina de Atores me viu dando aula e me chamou para trabalhar com eles.”
“Hoje tenho 100 alunos e sete turmas de teatro, as maiores peças em que trabalho atualmente são ‘Inquietos’ e ‘Sobre nós dois’, a partir daí que comecei a me firmar como roteirista de teatro”, disse Daniel.

A respeito das transformações que aconteceram no teatro, o professor explica que é preciso se reinventar. “Hoje um ator tem que, além de trabalhar, também produzir. Não tem mais lugar no mercado para quem não faça isso.”
“A minha paixão é o teatro, o gênero que mais gosto de produzir é a comédia dramática, é muito divertido, o público ri de nervoso com as situações que acontecem”, comenta o ator.

Reprodução da matéria feita com Daniel Freitas quando tinha apenas 13 anos de idade

 

Novela

Daniel fez uma pequena participação na novela da Globo “Amor à vida”, onde fez o papel de um técnico em informática. “Os produtores viram alguns vídeos meus e me convidaram para contracenar.”

O ator deu entrevista ao Riovale Jornal nesta quarta-feira

 

Santa Cruz do Sul

Apesar de já estar estabelecido no Rio de Janeiro, o escritor conta que sente muita saudade de sua terra natal. “Tento vir pelo menos uma vez por ano a Santa Cruz, tenho alguns projetos e gostaria de apresentar aqui na cidade”, relatou.

“Quando cheguei ao Rio, a primeira grande diferença que percebi foi a comida, só quando vivemos outra cultura que é possível notar como é grande esta diferença. Nós, gaúchos, temos uma culinária muito rica”, afirmou Daniel. “Outra coisa gritante é o tratamento que as pessoas dão umas às outras, principalmente em estabelecimentos, você sente falta de um sorriso de quem vem lhe atender”, acrescentou. 

O ator termina resgatando a ideia de quando tinha apenas 13 anos de idade. “Aquele menino que fez a entrevista anos atrás meio que duvidava de si próprio, achava que queria demais, porque sair do Rio Grande do Sul já é era pensar grande, e pensava: como isso poderia ser possível? Mas ele estava certo, é possível, hoje consigo viver da arte e sou muito feliz na profissão.”