LUANA CIECELSKI
[email protected]
O resultado oficial da Consulta Popular de 2018 será divulgado na manhã dessa terça-feira, dia 3 de julho, pelo Governador José Ivo Sartori, mas uma prévia das votações publicada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo na tarde da última sexta-feira, já permitiu que a comunidade tivesse uma ideia do número de votos. Segundo os dados, em Santa Cruz do Sul, antes mesmo do fim do prazo para votar, mais de 4.729 mil pessoas já haviam participado da Consulta Popular.
Esse número representa um total de 4,61% dos eleitores. A porcentagem mínima para que o município se classificasse e conseguisse o direito de receber parte do valor destinado a região era de 3%. Dessa forma, já se sabe que Santa Cruz do Sul atingiu sua meta. Com esse resultado, o município também bateu seu próprio recorde de votos, já que em 2017, foram pouco mais de 4 mil votos somados.
Na soma do Vale do Rio Pardo, entretanto, a soma não foi tão feliz na prévia. Houve uma queda no número de participações em relação a 2017. Nesse ano foram 21.176 votos online e 1.070 por SMS, totalizando 22.246 votos. Isso representa apenas 6,73% dos 330 mil eleitores espalhados pelos 23 municípios. No ano passado, foram registrados 39.028 pessoas votantes, cerca de 11%.
A expectativa agora é pela soma dos votos offline que deverá ser divulgada nessa terça-feira, junto com o resultado oficial, a partir das 11 horas. Através da Consulta Popular, a comunidade pode escolher cinco entre dez programas a serem contemplados com mais de R$ 2,9 milhões que serão destinados via Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). A votação iniciou na terça-feira passada, dia 26 e encerrou na sexta-feira, dia 29.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, observa que a partir dos resultados será definido a forma do rateio dos recursos. “Alimentamos a expectativa, para termos computados todos os dados da Consulta Popular, cujos resultados serão divulgados pelo Governo do Estado”, observou o presidente do Corede/VRP, Heitor Petry.
Segundo ele, conhecidos os resultados da Consulta Popular, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) vai realizar uma assembleia no dia 27 de julho, às 13h30, na sala 101 da Unisc, com a participação do coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Fabiano Baumhardt e técnicos das secretarias de Estado, para realizar o rateio dos recursos entre os municípios habilitados. “Temos a esperança de que todos os municípios do Corede tenham atingido o percentual mínimo de eleitores para participar do rateio de recursos. Pelo que temos observado, houve um engajamento muito grande de todos”, citou.















