Início Religião Conversão de São Paulo

Conversão de São Paulo

Dom Canísio Klaus*

Celebramos, no dia 25 de janeiro, a festa da conversão de São Paulo Apóstolo. Todos conhecemos um pouco da história de sua vida e de como foi transformado pela graça e pela misericórdia divina.
Contemplemos, por alguns instantes, o testemunho do apóstolo missionário Paulo.
Ainda jovem estudante nas melhores escolas judaicas de Jerusalém, era um seguidor fanático da corrente mais rígida do judaísmo (cf. Fl 3, 5-6). Não conheceu Jesus de Nazaré enquanto este percorria as cidades e aldeias da Judéia, Samaria e Galiléia, mas o encontrou após sua ressurreição, o que lhe valeu a oportunidade de se tornar conhecido como “apóstolo de Jesus Cristo entre os pagãos”. Apoiou a morte de Estevão, primeiro mártir das comunidades (cf. At 7, 58-8,1). Foi um ferrenho perseguidor dos cristãos, conhecidos como “nazarenos”, pelo fato de seguirem a doutrina de Jesus de Nazaré.
Não agüentou muito tempo e entrou em crise. O testemunho fiel e corajoso dos nazarenos derrubou sua certeza, convicção e fanatismo. Perdeu toda a segurança que tinha. No caminho de Damasco, para onde estava indo com o objetivo de “levar presos para Jerusalém todos os homens ou mulheres que achasse seguindo a doutrina pregada pelos discípulos do Senhor” ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue”? Saulo perguntou: “Quem és tu Senhor”? E a resposta que escutou foi: “Sou Jesus Nazareno a quem persegues” (At 22). Foi então que se iniciou uma profunda experiência mística do fariseu Saulo com Jesus de Nazaré, que o levou para uma radical conversão. Saulo se deixou conduzir, buscando novos rumos, novas convicções. Converteu-se para valer. Partiu imediatamente para a missão (cf. At 9, 3-20). E foram trinta anos de vida missionária incansável. Conversão e missão, mística e anúncio de Jesus, Paulo sempre os considerou como coisas inseparáveis, ao ponto de afirmar: “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1, 21). E: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). De perseguidor dos cristãos transformou-se no grande apóstolo de Jesus Cristo entre os pagãos.
Que o testemunho de conversão de São Paulo nos leve a uma profunda experiência mística com Jesus, capaz de nos transformar e converter em verdadeiros seguidores e discípulos missionários de Jesus Cristo. Então poderemos, como São Paulo Apóstolo, afirmar: “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim. É, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim se eu não evangelizar”.

*Bispo de Santa Cruz do Sul