Início Meio Ambiente Coomcat salienta importância de separar materiais recicláveis

Coomcat salienta importância de separar materiais recicláveis

Nos últimos dias a cooperativa recebeu muitas máscaras descartadas de forma irregular

Ricardo Gais
[email protected]

Todos os recicladores fazem uso de EPIs durante o trabalho – Divulgação

Devemos celebrar o Dia do Meio Ambiente todos os dias, já que dependemos da natureza para sobreviver. Todos nós sabemos que muitos materiais são descartados de forma irregular o que prejudica o meio ambiente e indiretamente os seres vivos. Para amenizar estes impactos aqui em Santa Cruz do Sul, o município conta com a Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat), que realiza o trabalho de reciclagem e destina os materiais recicláveis ao local correto.

Jonathan Santos, da área de comunicação da Coomcat, explicou sobre a importância de separar os recicláveis, mas que atualmente, envolve muito a questão social, pois muitas pessoas não pensam em descartar o lixo de forma correta. “Algumas pessoas descartam máscaras junto com os recicláveis. As pessoas tem que entender que o catador vai lidar com aquele material e pode se contaminar, e assim, contaminar sua família. É momento de termos mais empatia para com o próximo”, comenta.

A Coomcat sugere para a comunidade que a separação dos materiais recicláveis como papelão, papéis, latinhas, plásticos e demais não necessitam ser separados cada um por sacola, já que esse trabalho é realizado na própria cooperativa. “O que tem que ser separado pela população é o reciclável do orgânico”, explica Jonathan.

Coleta seletiva teve horário alterado devido à Covid-19 – Divulgação

Segundo ele, pessoas ainda descartam luvas hospitalares, máscaras, seringas com agulha e lâmpadas de forma irregular na cooperativa. “No final de semana, algumas pessoas deixam em frente à Coomcat estes materiais, como colchão, lâmpadas e latas de tinta. São objetos que não utilizamos, mas o pessoal sempre deixa aqui”. Junto à cooperativa podem ser descartados todos os tipos de plástico, metais, sucatas, latinhas, latas de aerossol, isopor, vidro, papéis, ou seja, os materiais que podem ser reciclados.

Devido à pandemia, a Coomcat reduziu o recolhimento dos recicláveis nos bairros. Antes, o trabalho era feito duas vezes por semana no mesmo bairro, agora é realizado uma vez, para que seja evitado o contato direto com a comunidade. Na cooperativa, todos que trabalham fazem o uso de máscaras, álcool gel, óculos de proteção e a esquipe foi dividida em dois turnos para evitar aglomerações.

Neste mês a Coomcat completa 10 anos de vida, beneficiando cerca de 52 pessoas que trabalham nos dois espaços da cooperativa. Cerca de 156 pessoas dependem da Coomcat para manter seu sustento.

A cooperativa trabalha diretamente com resíduos descartados pelo município, atendendo atualmente 15 bairros e impactando indiretamente em 125 mil pessoas. Em 2019, cerca de 32 mil litros de petróleo deixaram de ser extraídos para a confecção de produtos que necessitam da matéria. Foi preservado mais de 600 toneladas de minério e cerca de 10 mil árvores deixaram de ser cortadas através dos materiais que foram reciclados pela Coomcat.