Início Geral Cooperativa Catadores recebe caminhões durante encontro

Cooperativa Catadores recebe caminhões durante encontro

EVERSON BOECK
[email protected]

Catadores de materiais recicláveis de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidos em Santa Cruz do Sul na última quinta-feira, das 9 às 18 horas, no Encontro Estadual de Catadores. O evento foi organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e ocorreu no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante o encontro foram debatidos temas do cenário nacional dos resíduos sólidos, entre eles as políticas públicas conquistadas pela categoria, além de sua inserção socioprodutiva na cadeia da reciclagem. No período da tarde, os catadores participaram de oficinas para o fortalecimento dos trabalhadores.
Conforme o coordenador nacional do MNCR, Alex Cardoso, entre as principais demandas tratadas no encontro está o debate sobre a política nacional dos resíduos sólidos. “Focamos na linha da informação e formação para que os participantes possam discutir nos seus municípios leis que venham a contemplar e reconhecer os catadores”, sinalizou.
Para a Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Ana Luisa Teixeira de Menezes, o encontro representa um momento de celebração e avanço. “Estamos objetivando parcerias, evidenciando uma fortaleza que construímos juntos e sinalizando que este é o momento de fomentar mais desenvolvimento. Exemplo disso, é que os catadores começam, a partir de outubro, o projeto-piloto de Ação Coletiva Solidária”, pontuou.
O vice-prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis, destacou que, durante os últimos quatro anos, aconteceram muitos avanços na busca pela justiça social para diferentes setores como o dos catadores. Lembrou da usina de reciclagem utilizada por empresa privada que foi repassada para a Cooperativa Municipal dos Catadores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Também ressaltou a construção do Pavilhão Municipal de Reciclagem, um dos maiores do Brasil, que recebe a Cadeia Solidária Binacional do PET. “Nesta reta final do nosso Governo queremos finalizar a implantação da Coleta Seletiva Solidária. Estamos trabalhando fortemente nisso”, adiantou.

ENTREGA DE CAMINHÕES

Ainda durante a cerimônia de abertura aconteceu a entrega de cinco caminhões e a entrega simbólica de outros onze, totalizando dezesseis caminhões às cooperativas do Rio Grande do Sul, adquiridos por meio do projeto Cataforte II Logística Solidária – sendo cinco para a Rede Cooarlas (Cooperativa de Reciclagem Amigos Solidários de Canoas); cinco para a Rede Coomcat (Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul e região); cinco para a Rede Cootracar (Cooperativa de Catadores e Carroceiros de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização de Gravataí e região) e um para a Rede Uniciclar (Cooperativa de Recicladores e Catadores do Município de São Leopoldo).
Segundo o coordenador da Coomcat, Fagner Jandrey, a entrega dos caminhões foi muito especial. “Isto representa avanço e conquistas para os catadores. Esses veículos vão potencializar as condições de trabalho, consolidar as políticas públicas e mostram o reconhecimento que os parceiros têm pelo trabalho de todos os catadores”, considera.

PHILIP MORRIS

Após uma caminhada pelo Centro de Santa Cruz do Sul no final da tarde, a qual teve por objetivo mostrar à comunidade as conquistas do movimento e a entrega dos caminhões, os catadores se dirigiram até a Philip Morris onde entregaram para representantes da multinacional um protocolo de intenções. O desejo da Coomcat é que a Philip Morris contrate a cooperativa para realizar a coleta de parte dos materiais.

PROJETO CATAFORTE

Em 2010, o Projeto Cataforte I atendeu 10.600 catadores em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal e teve como objetivo mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva da reciclagem. A ação contemplou entidades formalmente constituídas, priorizando catadores vinculados a empreendimentos econômicos solidários e que tivessem acessado previamente políticas públicas de apoio e fomento do Governo Federal
Desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, BNDES e  Petrobrás, o projeto Cataforte II – Logística Solidária prioriza ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura de logística das cooperativas e associações, preferencialmente organizadas em rede, por meio da aquisição de veículos, capacitação de catadores e de lideranças, possibilitando a melhoria da capacidade operacional de coleta, transporte e comercialização. O projeto já entregou mais 70 caminhões nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 

FOTOS: EVERSON BOECK

Veículos foram entregues pelo Banco do Brasil durante a cerimônia de
abertura do evento que aconteceu na Unisc


O encontro contou com a presença de diversas autoridades dos governos
federal, estadual e municipal, além das entidades de apoio dos catadores


Centenas de catadores participaram do evento, realizado no
Auditório Central da Unisc