Início Educação Cpers/Sindicato realiza ato estadual dia 22

Cpers/Sindicato realiza ato estadual dia 22

Ana Souza
[email protected]

O Conselho Regional do 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) realizou na tarde de terça-feira, 12 de novembro, em sua sede em Santa Cruz do Sul, uma assembleia que reuniu inúmeros representantes da classe educacional da região. O encontro contou com a presença da presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Oliveira, da diretora do 18º Núcleo, Miriam Neumann Trindade e demais representantes das escolas.
Durante a assembleia diversos assuntos foram debatidos, entre eles o ato estadual que ocorrerá no dia 22 de novembro, com concentração no Cpers/Porto Alegre às 13h, com saída de Santa Cruz do Sul às 9h. Também ocorreu a eleição dos delegados que representarão o Cpers/Sindicato durante o Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que acontece de 16 a 19 de janeiro em Brasília.
Entre as pautas discutidas estavam a avaliação da greve – que ocorreu de 23 de agosto até o dia 13 de setembro – e as próximas mobilizações. Também foram debatidos os projetos de lei do Governo do Estado encaminhados à Assembleia Legislativa, tais como a PL 294 que extingue a Superintendência da Educação Profissional (Suepro/RS); PL 297 que redistribui os funcionários do Quadro Geral para Quadro de Servidores de Escola e PL 298 que cria a categoria de funcionários, além da alteração na Gestão Democrática. Todas as ações tem prazo final de votação em 3 de dezembro.
Um dos assuntos com grande ênfase durante a assembleia foi relativo às promoções publicadas no dia 5 de novembro e que tratam da exclusão dos professores e funcionários que se aposentaram após a referida data.

AVALIAÇÃO

Conforme a diretora do 18º Núcleo do Cpers/Sindicato, Miriam Trindade, a categoria não é valorizada. “Queremos garantir que nossos direitos não sejam diminuídos. Direitos conquistados com luta e bravura. Nossa ideia quanto ao ato estadual é que ao menos dois ônibus saiam de Santa Cruz do Sul para participar. A discussão de nossas pautas nos unifica e nos faz crescer.”
A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Oliveira, destacou a realização da greve. “Não foi uma greve fácil e nosso objetivo foi mostrar para a sociedade o que acontece com a categoria. Outro ponto é a exclusão dos aposentados e funcionários. O Governo está dividindo a categoria e deixando de lado dois setores importantes que tem direito à implementação do Plano de Carreira. O dia 22 é um dia de luta para que possamos pressionar o Governo a negociar as questões fundamentais para a categoria.”

ATO ESTADUAL

O ato estadual que ocorrerá em Porto Alegre tem como principais interessados os funcionários e professores aposentados que foram excluídos das promoções. O objetivo é pressionar o Governo para negociar os temas pendentes sobre os quais se comprometeu, durante a greve, a tratar com o Cpers/Sindicato.
A mobilização também trará como foco o projeto do Auxílio Alimentação, inclusão dos funcionários de escola e aposentados no calendário de pagamento de promoções e pagamento do retroativo, que não consta da proposta divulgada pelo Governo.
Além deste, projeto de lei de inclusão dos funcionários que ficaram de fora do Plano de Carreira e Concurso Público para funcionários; exigir do Governo a transparência no processo de promoções, onde conste a classificação, pontuação por nível/classe (professores), nível/grau (funcionários), tendo o período de avaliações, se já implementado ou não. Tais informações, segundo o Cpers/Sindicato, devem constar no portal do servidor, com base na legislação existente (lei da informação e da transparência).
 

Fotos: Ana Souza

Durante encontro foram discutidas diversas pautas, entre elas o ato estadual que ocorre dia 22 em Porto Alegre

Miriam e Rejane enfatizaram a importância da participação dos representantes da categoria no Ato Estadual dia 22 em Porto Alegre

Diversos representantes de escolas estiveram presentes na Assembleia Regional

_________________

Mais informes da categoria

– No dia 25 de novembro a Assessoria do Departamento Jurídico estará presente em Santa Cruz e Vila Mariante através de Adelina Konzen. A visita também está agendada para o dia 29 de novembro em local a ser definido.
– No dia 5 de dezembro ocorrerá o Encontro do Coletivo Estadual de Saúde com representantes das Comissões dos Núcleos.
– Dia 6 de dezembro acontece a Marcha dos Sem, representantes da categoria levarão materiais que denunciam o não pagamento do Piso Nacional para os professores, funcionários e especialistas.
– De 16 de dezembro a 2 de janeiro serão feitas reformas na sede do Cpers/Sindicato em Santa Cruz.
– Na segunda quinzena de março será realizada Assembleia Geral tendo como pauta a mobilização e, na mesma data, Assembleia Geral para reforma estatutária para a ampliação da representação dos aposentados do Cpers/Sindicato, conforme resolução aprovada no Congresso Estadual.
– Eleição de Enilson Pool da Silva como representante do Cpers no Conselho do Instituto de Previdência do Estado (IPE).