Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação / Cultura RS
Cortejo Cultural de abertura da 4ª Conferência Estadual de Cultura ocorreu ontem,
30 de setembro, saindo do Parque do Dick percorrendo as principais ruas de Lajeado
A Secretaria de Estado da Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Univates, promovem desde ontem, 30 de setembro, até amanhã, 02 de outubro, em Lajeado, a 4ª Conferência Estadual de Cultura, que tem como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”. O encontro também é preparatório para a Conferência Nacional de Cultura que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.
Os objetivos da conferência incluem propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação entre os entes federativos e a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais que dinamizem os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação dos Sistemas Nacional, Estadual, Municipais e Setoriais de cultura, envolvendo os respectivos componentes.
Além disso, a Conferência é o espaço onde será possível avaliar a execução das metas do Plano Nacional de Cultura a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, e construir as Metas do Plano Estadual da Cultura.
Delegados e observadores vão debater experiências de elaboração, implementação e monitoramento de Planos Municipais e Setoriais de Cultura e propor estratégias para o reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável, assim como para universalizar o acesso dos brasileiros à produção e à utilização dos bens, serviços e espaços culturais.
LEI APROVADA
Diego Dettenborn
Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger Charão Alves,
sistema de cultural precisa de quatro ferramentas para se articular
Na manhã de ontem, 30 de setembro, o governador Tarso Genro sancionou a lei que cria o Sistema Estadual de Cultura, um mecanismo de gestão cultural compartilhada entre Estado e sociedade. O projeto vai garantir dez anos de políticas públicas continuadas para a cultura do Rio Grande do Sul.
Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger Charão Alves, a 4ª Conferência Estadual de Cultura é uma das ferramentas que compõe o planejamento cultural: “Junto com a Secretaria Estadual de Cultura, o Conselho Estadual de Cultura e os colegiados setoriais – que discutem de forma mais ‘recortada’ a música, o teatro, a dança, o patrimônio, a tradição e o folclore – a Conferência Estadual de Cultura é uma das ferramentas que compõe o planejamento cultural e o pensamento do que seja um sistema de cultural correto” revela Neidmar.
A conferência ocorre na Univates e no centro de Lajeado. Mais informações e a programação completa podem ser adquiridas no site www.cultura.rs.gov.br/conferencia.














