LUANA CIECELSKI
[email protected]
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que envolve cursos de Mestrado e de Doutorado, está ampliando o número de bolsas oferecidas. Para as aulas que iniciarão em 2018, serão três bolsas integrais – onde o aluno recebe o curso pago e mais um valor para se manter, não podendo ter, porém, nenhum vínculo empregatício – e outras sete bolsas “taxas” – aquelas em que o aluno recebe da Capes uma taxa (valor) que é concedida conforme seu desempenho na seleção e que deve ser repassada à universidade para pagamento da mensalidade. Está permitido nesta modalidade que o aluno trabalhe e/ou tenha rendimentos desde que não provenientes de qualquer outro tipo de bolsa governamental. Normalmente, os cursos de pós-graduação costumam oferecer uma bolsa integral e uma ou duas bolsas parciais.
A novidade foi divulgada logo após a divulgação de notas por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que manteve a nota 5 – os valores vão de 0 a 7 – do PPGDR, a melhor nota entre os programas da Unisc. O objetivo do programa, porém, é alcançar a nota 6, porque a partir dela o programa passa a ser considerado de Excelência.
Além das bolsas, o Coordenador do Programa, professo Rogério Silveira, também aponta que o curso tem uma parceria com a Unicredi, o que possibilita o financiamento dos estudos, semelhante ao que acontece com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), no nível da graduação. “São taxas de juros bem mais em conta comparadas com as dos financiamentos comuns. A Unicredi paga todo o curso e o aluno tem um longo tempo para pagar esse valor posteriormente”, comenta Rogério.
As inscrições para o Mestrado e o Doutorado estão abertas até o dia 17 de novembro e a seleção de alunos acontecerá entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro. Para o próximo ano serão oferecidas 10 vagas no Doutorado e 15 vagas no Mestrado. Mais informações podem ser conseguidas no site da universidade, no endereço eletrônico www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado.
SOBRE O PPGDR
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR – foi criado em 1994 e foi o primeiro programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Brasil. Atualmente o Programa têm os cursos de Mestrado e de Doutorado e é avaliado com nota 5 pela CAPES – Ministério de Educação. O PPGDR também oferece a possibilidade de realização de estágio de pós-doutoramento.
O PPGDR pertence à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES e promove a formação e a capacitação de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas e privadas. Ao longo dos mais de vinte anos de existência formou, aproximadamente, 340 mestres e 70 doutores.
Tem sua concepção alicerçada na interdisciplinaridade, através da atividade de pesquisa, debate e reflexão sobre as mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais no âmbito da esfera estatal, da sociedade civil e da iniciativa privada, suas repercussões no território e no universo material e simbólico das comunidades regionais. Em função dessa característica, podem ingressar no PPGDR, alunos com formação nas mais diversas áreas no nível de graduação.














