
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
A folia de rua pode estar de volta em Santa Cruz do Sul. Em reunião realizada na tarde de ontem, na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, no Parque da Okctoberfest, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação das Entidades Carnavalescas debateram sobre a retomada do desfile de rua em 2020.
Conforme Paulo Poeta, presidente da Associação, foi definido que no próximo dia 8 de fevereiro ocorrerá a escolha da rainha do carnaval. Sobre a realização do desfile, Poeta destacou que a associação precisará refazer alguns itens no projeto elaborado para um aporte de R$ 150 mil a ser destinado pela prefeitura para a realização do evento. “Precisaremos realizar alguns ajustes no projeto. Assim que o recurso for aprovado e liberado, iremos distribuir para as quatro escolas do município”, destacou Poeta.
Serão beneficiadas as escolas de samba Sociedade União, Imperatriz do Sol, Unidos de Santa Cruz e Imperadores do Ritmo. Na próxima quinta, 23, ocorrerá uma nova reunião para se definir detalhes sobre a escolha das soberanas e no dia 27 de janeiro acontecerá uma nova reunião para apresentar o projeto refeito ao município. O presidente confirmou que já está agendada a data de 14 de março para a realização do desfile no Parque da Oktoberfest. Também está definido que haverá cobrança de ingressos na escolha da rainha e no desfile das escolas onde os recursos serão destinados para a Associação das Entidades Carnavalescas poder custear a infraestrutura para os dois eventos. “Estamos trabalhando para que o carnaval seja retomado com muita alegria em Santa Cruz”, finalizou o dirigente.
Descida da Júlio ocorrerá dia 07 de março
Organizada pela Sociedade Cultural e Beneficente União, a 3ª edição da Descida da Júlio já tem data definida. Conforme Camila Lopes, secretaria da entidade, o evento será realizado no dia 7 de março. A programação prevê a concentração a partir das 20h na Praça Siegfried Heuser seguido da descida que ocorrerá na rua Júlio de Castilhos entre a esquinas com a Ernesto Alves e a rua São José, onde fica a sede da entidade.
Para a terceira edição do evento, a secretaria destacou que a entidade foi contemplada com um apoio federal de R$ 20 mil oriundo do Ministério da Cidadania destinado a iniciativas que valorizem a cultura popular brasileira. O projeto da entidade foi um dos 250 projetos aprovados pelo órgão federal. A entidade já recebeu o valor, que será investido na estrutura do evento. “Foi a primeira vez que inscrevemos e fomos contemplados. É um recurso que vai nos auxiliar na estrutura do evento”, finalizou a secretária














