Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
Como todos os anos em 2016 o desfile de Carnaval ocorrerá depois dos dias de folia definidos pelo calendário. As cinco escolas de samba de Santa Cruz estão empenhadas e depois de escolhida a nova corte mais motivadas para finalizar as fantasias e alegorias para o desfile que está marcado para 12 de março, a partir das 21h30, no Parque da Oktoberfest.
Edinei Martins, presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, garantiu que as escolas de samba de Santa Cruz estão se preparando desde o ano passado para o desfile. “Parabenizo o prefeito Telmo Kirst por não destinar a verba de R$ 150 mil do carnaval para outro fim”, enfatizou Martins. Ele espera grande participação do público principalmente pelo envolvimento de cerca de 5 mil pessoas direta e indiretamente com o Santa Folia. “A ideia é lotar o espaço no Parque da Oktoberfest e fazer um grande espetáculo”, salientou.
Escolha da nova corte​
Mesmo com chuva cerca de 500 pessoas prestigiaram a escolha da rainha e princesas do carnaval Santa Folia 2016 que ocorreu no último sábado, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Durante a escolha o Grupo Show da Escola de Samba Vila do IAPI, de Porto Alegre, fez sua apresentação e depois da escolha o Grupo Fissura, de Santa Cruz do Sul, animou a festa até o amanhecer. A corte que representará Santa Cruz em 2016 é agora composta pela rainha Bruna Vilanova de Brito, da Acadêmicos do União, e pelas princesas Karen Regina Gomes e Rayssa dos Santos Silveira, da Império da Zona Norte acompanhadas pelo Rei Momo, Fernando Escouto.
Também ocorreu a escolha da maior e da melhor torcida, títulos que ficaram com a Acadêmicos do União. O secretário de saúde do município, Henrique Hermany, que na oportunidade representava o prefeito Telmo Kirst salientou que “fazer carnaval também é investir em segurança e cidadania devido ao envolvimento do ano inteiro pelos integrantes das escolas de samba que tiram crianças e adolescentes da rua para se prepararem para o carnaval”. E para isso, segundo ele, é preciso ter competência para garantir que eventos como carnaval recebam as verbas e não sejam cancelados.
As candidatas participaram de atividades desde a quarta-feira quando ocorreu a apresentação, na sexta-feira uma palestra sobre os direitos e deveres de rainhas e princesas foi ministrada a elas. Após a palestra elas fizeram o ensaio para o desfile e no sábado além de participarem de programas de rádio tiveram um novo ensaio. Finalizando com o desfile e o resultado do concurso.
Segundo a integrante da comissão julgadora Ana Lúcia Falcão, pedagoga e supervisora escolar, ativista do Movimento Negro, foi muito difícil escolher três das sete candidatas “elas estavam muito bem preparadas e muito seguras, o que dificultou ainda mais que chegássemos ao resultado”, frizou. A avaliação foi feita seguindo alguns requisitos como beleza e simpatia, sociabilidade e facilidade de expressão, passarela, desenvoltura e samba no pé, entre outros.
A rainha Bruna Brito agradeceu a todos que torceram por ela e que acreditaram no seu potencial e principalmente a sua família e a escola Acadêmicos do União por ter dado a oportunidade. “Representar o carnaval vai ser um orgulho muito grande porque estou representando todas as escolas de samba de Santa Cruz e levado o nosso carnaval para fora daqui também”.
Pelo terceiro ano consecutivo Fernando Escouto será o Rei Momo do Santa Folia. Com emoção e orgulho ele representa o carnaval ao lado da rainha e das princesas. “Para mim o carnaval é um orgulho e uma forma de defender a nossa cultura e o nosso segmento e estou feliz por poder representar o Santa Folia mais uma vez levando o nome de Santa Cruz para outras cidades”, reforça Escouto.















