Início Geral Detran RS propõe que valores não ressarcidos fiquem como crédito para 2021

Detran RS propõe que valores não ressarcidos fiquem como crédito para 2021

Site para restituição já está disponível para contribuintes que efetuaram o pagamento do Seguro DPVAT

O Detran RS encaminhou pedido à seguradora Líder, que administra o Dpvat (Seguro de Danos Pessoais Causado por Veículos Automotores de Via Terrestre), para que os valores não ressarcidos do seguro 2020 fiquem como crédito para o exercício 2021. 
Proprietários de veículos que pagaram o seguro antes da redução podem solicitar o ressarcimento no site da Seguradora Líder. Se não o fizerem, a proposta do Detran RS é que o valor pago a maior possa ser abatido do seguro no próximo ano. Mais de 500 mil proprietários de veículos do RS quitaram o Dpvat de segunda, 6, a quinta, 9, antes da decisão do Superior Tribunal Federal que reduziu os valores.
A preocupação do Detran RS é que muitas pessoas poderão enfrentar dificuldades técnicas no site, não ter conta bancária em seu nome (exigida para a restituição) ou optar por não solicitar. Para o diretor-geral, Enio Bacci, os contribuintes não têm responsabilidade pelo vai e vem nas decisões judiciais a respeito do Dpvat. “Quem se organizou para quitar o seguro e pagou o valor a maior, na ocasião em que os valores foram definidos dessa forma, tem direito a ser ressarcido, mesmo que não realize a solicitação de ressarcimento ou também no caso de ter alguma dificuldade técnica no site”, disse Bacci.

Restituição
A seguradora disponibilizou um site para encaminhamento da restituição da diferença dos valores. Será necessário informar CPF ou CNPJ do proprietário, Renavam do veículo, e-mail e telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento a maior e o valor pago. Como a restituição será feita por meio de depósito, exclusivamente na conta do proprietário, será preciso informar também o banco, agência e conta corrente ou conta poupança. O site receberá somente os pedidos de restituição da diferença de valores pagos referente ao seguro de 2020. 
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) criou em seu site um canal exclusivo para reclamações referentes à restituição do seguro Dpvat. Pagamentos em valores diferentes dos fixados na Resolução CNSP 378/2019 devem ser devolvidos ao contribuinte. (Com informações do Governo do Estado do RS)