Cristiano Silva
[email protected]
Cristiano Silva

Incentivar a literatura foi o ideal de projeto promovido pelo Riovale Jornal e Unisc

Incentivar a literatura foi o ideal de projeto promovido pelo Riovale Jornal e Unisc
“Bom dia! Bom dia! Bom dia, flor do dia!”. Foi assim que os moradores do bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, foram recepcionados na manhã de ontem, 28 de maio, pelas crianças do Colégio Bom Jesus que, a bordo do Dindinho, passearam pelas ruas do bairro e participaram do Dia do Desafio, que ganhou um viés cultural nessa ação.
O Riovale Jornal, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), organizou o projeto, que promoveu o acesso dos alunos das escolas Bom Jesus e São Canísio à literatura por meio da contação de histórias promovida por Sonia Dettenborn Luz.
DIA DO DESAFIO
Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Brasil, o Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, onde todas as pessoas, comunidades, empresas e instituições, são chamadas a fazerem atividades físicas ou ações comunitárias em clima de competição.
A ideia é integrar as cidades em torno de momentos em que o desenvolvimento de ações e atividades físicas sejam parceiras e simultâneas, evidenciando um clima lúdico de desafio interposto pela ideia central da movimentação.
DINDINHO LITERÁRIO
Cristiano Silva

Crianças aproveitaram os passeios no Dindinho Literário
promovido pelo Riovale Jornal e Unisc

Crianças aproveitaram os passeios no Dindinho Literário
promovido pelo Riovale Jornal e Unisc
Visando integrar-se ao Dia do Desafio, o Riovale Jornal promoveu o Dindinho Literário buscando uma forma criativa e comunitária de integrar-se ao projeto e celebrar a parceria com o desenvolvimento de ações culturais e artísticas em favor da comunidade santa-cruzense e regional.
Logo pela manhã, desde os anos iniciais, os alunos da Escola Municipal Bom Jesus foram se deslocando para fora das salas de aula em direção à rua, onde estava estacionado o Dindinho.
Ao subirem no veículo, a alegria estava garantida e a interação foi grande entre a contadora de história, Sonia Dettenborn Luz, a coordenadora do projeto, Marli Silveira, professoras e estudantes, estes últimos que, ao serem perguntados qual saudação fariam aos moradores do bairro no passeio, responderam: “Bom dia! Bom dia! Bom dia, flor do dia!”. E assim foi.
Cada pessoa que seguia o seu caminho pela rua e passava pelo Dindinho Literário era surpreendido com o coro animado das crianças com a sua saudação, e logo abriam um largo sorriso. As crianças conquistaram os vizinhos e ganharam até balas de um morador que estava em uma esquina do bairro.
MOVIMENTOS MENTAIS
Para a supervisora da Escola Municipal Bom Jesus, Ana Cléia Giovanaz, a oportunidade promovida foi de grande valia para alunos e comunidade. “Nós já temos na escola um projeto de literatura desenvolvido pelas professoras Marceli e Adriana, onde procuramos promover a leitura, e aí surgiu essa oportunidade de levar as crianças para passearem pelo bairro, e deu pra perceber a alegria deles e também da comunidade, que ao acordar de manhã receberam um caloroso bom dia” comentou Ana Cléia.
Para a contadora de histórias, Sonia Luz, que animou as voltas no Dindinho Literário com ótimas histórias, a ação de levar cada vez mais a literatura às crianças é realmente um desafio a ser cumprido. “A literatura, poesia e história, são sempre desafios, e no Dia do Desafio os movimentos que se fazem são corporais, mas também são movimentos mentais”, revela.
“Essa revolução de fazer com que a criança perceba que esse aquecimento faz bem para alma é sensacional, desde dar bom dia até saber as histórias que povoam o imaginário deles e de uma comunidade como essa. É legal divulgar e exercitar o imaginário das crianças. A palavra não tem limite, quanto mais a gente brinca e mais a gente inventa, mais ela nos desafia, e esse é desafio que temos” finalizou a contadora de histórias. O projeto – que à tarde foi desenvolvido também na Escola São Canísio –, segundo a coordenadora, Marli Silveira, terá sequência em breve.














