LUANA CIECELSKI
[email protected]
Unir pessoas físicas e jurídicas que possuam um espírito empreendedor e auxiliar na formação de novas lideranças. Esses são os principais objetivos da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (AJESC), que em 2018 completa 30 anos de atuação na cidade. E na última terça-feira, dia 13 de março, foi empossada de forma festiva a direção da gestão 2018 dessa associação. Assumiram oficialmente o presidente Diógenes Tonello e o vice-presidente Dionas Rufino, além dos diretores que também trabalharão durante esse ano. Na prática, porém, o grupo já vem atuando desde janeiro.
O evento aconteceu ao meio dia, junto ao Restaurante da Gruta, com a participação de diversas autoridades locais e ex-presidentes do grupo. Em suas falas, durante o ato de posse, o presidente e o vice destacaram a responsabilidade quem tem em suas mãos, bem como os planos que pretende colocar em prática durante seu exercício. “Todas as diretorias que assumiram tinham como meta ampliar um pouco os serviços da Ajesc, torna-la um pouco melhor, ampliá-la um pouco mais e ampliar um pouco mais o papel social da entidade. A gente também tem esse objetivo”, falou Diógenes.
Além do aumento de sócios, a presidência tem em mente uma aproximação maior entre esses jovens empresários e a associação, além da defesa dos interesses do grupo, e constante prestação de serviço e divulgação de informações, principalmente no que se refere à inovação, tecnologia e ferramentas de gestão. O grupo pretende ser mais itinerante também, indo até os jovens empreendedores e não apenas esperando que os empreendedores procurem a Ajesc.
Outra ideia é o resgate de ações que deram certo em outras gestões, como por exemplo, os convênios em benefício dos sócios. Também será implantada uma mentoria de empreendedorismo para apoiar os associados ou auxiliar aqueles que estiverem começando, pensando em abrir seu negócio. Por fim, eles também destacaram que os eventos já existentes, como os almoços semanais e os eventos de troca de cartões, continuarão a ser realizados. “Assim esperamos escrever o capítulo de sucesso da nossa gestão”, finalizou Dionas.
CRISE É OPORTUNIDADE
Ao Riovale Jornal, Diogenes comentou ainda que para 2018 também está sendo preparada uma programação especial pelos 30 anos, e convidou os empresários da comunidade para participarem dos almoços que ocorrem todas as terças-feiras no Quiosque da Praça. O destaque de sua fala, porém, foi o incentivo aos jovens.
Ele apontou que apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, a crise pode ser favorável ao jovem com toda a sua criatividade e energia. “A crise é sempre uma oportunidade para aqueles que sabem aproveitá-la”, disse. Eles destacou que “pra quem está disposto a criar um produto ou serviço que agregue valor, o sucesso é quase garantido”.
Além disso, ele apontou que o município possui diversos espaços que visam o apoio e o incentivo ao empreendedorismo dos jovens. Citou como exemplo o TecnoUnisc e apontou que além da Ajesc há diversos Coworkings que estão oferecendo seus espaços para que jovens se apoiem mutuamente. “O empreendedorismo é um estilo de vida. Os jovens devem se empoderar e assumir esse papel”.
DIRETORIA
Presidente: Diógenes Barbosa Tonello
Vice-presidente: Dionas Maia Rufino
Secretária Geral: Alessandra Marques Battisti
Diretora Financeira: Tânia Cristine Traesel
Diretora Jurídica: Márcia da Silveira Moreira
Diretora de Novos Associados: Daniela Amanda Agnes
Diretora de Comunicação: Camilla de Borba Beckencamp
Diretores de Eventos: Alexandro de Paula e Litiéle Pereira
Diretora de Relações Públicas: Roberta Souza e Silva














