Julio Mello
[email protected]
A euforia com a conquista de uma vaga para a Série A do futebol gaúcho está sendo deixada de lado para focar na decisão este sábado, na cidade de Ijuí, contra o São Luiz às 15h30. O Avenida está concentrado na disputa do título da temporada e, por isso, já viajou na tardinha de ontem e está hospedado no Hotel Vera Cruz. O técnico Fabiano Daitx comandou na tarde de ontem, o último treino no Estádio dos Eucaliptos antes da decisão. O volante Toto, que desfalcou a equipe no primeiro jogo, está de volta.
Segundo Daitx, não tem nada decidido: “Jogamos o primeiro jogo e deu empate. Portanto, não tem nada decidido e vamos buscar a vitória lá dentro da casa deles”. No ataque, Tchelé deverá fazer dupla com o goleador Hyantony. Outra mudança poderá ser a volta do goleiro Rodrigo, que treinou normalmente esta semana.

No mais, a equipe titular deverá ser a mesma que atuou nos Eucaliptos no final de semana passado. Villa ou Rodrigo; Itaqui, Valença, Luis Henrique e Roger; Toto, Moisés, Maurício e Márcio Reis; Hyantony e Tchelé. No lado do São Luiz, a principal informação da semana, foi a volta do meia Thiago Silva aos treinos. O técnico Paulo Henrique comandou treinos na quarta e quinta-feira no campo do Grêmio Esportivo Gaúcho. Justamente para poupar o gramado do 19 de Outubro. O zagueiro André Bahia teve um acidente durante o treino de quarta-feira, quando bateu a cabeça em uma das traves da goleira do estádio, mas não foi nada sério e ele deverá jogar contra o Periquito.
Torcedor avenidense na decisão em Ijuí
Os jogadores não estarão sozinhos neste sábado no Estádio 19 de Outubro. Vários torcedores se movimentaram pelas redes sociais e marcaram excursões em direção a Ijuí. A torcida organizada Mancha Verde e também mais duas outras organizações estarão presentes para apoiar o Avenida nesta decisão.

Acesso com planejamento
São muitos os casos em que o planejamento fica em segundo plano nas equipes de futebol. No Avenida por exemplo, o acesso para a elite do futebol gaúcho não foi por acaso. A direção contratou o treinador Fabiano Daitx em 2016. “Sempre apostamos no trabalho do nosso treinador”, disse o presidente Jair Eich antes de terminar o campeonato da temporada passada. Com o treinador vieram o preparador físico Lincoln Bender e o preparador de goleiros César Raro. A contratação dos jogadores também foi criteriosa. Ou seja, cada característica foi estudada para que todos os jogadores pudessem contribuir em uma ou mais posições. Até mesmo os garotos da base tiveram este tipo de seleção. Por tudo isso, o acesso do Avenida não foi por acaso. Tem caso onde o planejamento não dá certo. Contudo, no Avenida deu e pode render título. Hoje, às 15h30, veremos se vai ser coroado com uma taça.














