Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação / Nawall Filmes
Documentário que resgata os 90 anos daSociedade Cultural e
Beneficente União terá sessão hoje no Auditório do Sindibancários
Encerrando com chave de ouro o Ciclo Negritude em Foco – produzido pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul em parceria com a Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União– a noite de hoje, na Sede doSindibancários (Sete de Setembro, 489), será especial para os santa-cruzenses. A sessão apresentará a estreia do documentário “Pérola Negra”, que resgata a história dos 90 anos da SCB União, de Santa Cruz do Sul, apelidada carinhosamente de “Uniãozinho”.
Segundo a coordenadora de projetos, Cíntia Mara da Luz, a ideia começou a ganhar forma em 2011: “Surgiu do momento que nós começamos a sentir a falta de contar a história que o União tem. A diretora Marta Nunes, juntamente com o pessoal do projeto Águia Agito, em 2011, percebeu que o pessoal mais velho sempre soube das histórias, diferente do pessoal mais novo. Resolvemos então falar sobre tudo, inclusive sobre o contexto histórico que Santa Cruz do Sul vivia e que o União se encaixava” revela a coordenadora de projetos.
“A partir da coleta de ideiasentramos em contato com associados e ex-presidentes para conseguir fotos, histórias e relatos para produzirum resgate geral da história de um símbolo da preservação da cultura negra no município”, acrescenta Cíntia.
HISTÓRIA
Divulgação / Nawall Filmes
Documentário “Pérola Negra” será exibido hoje e conta a história
dos 90 anos da Sociedade Cultural e Beneficente União
De acordo com Cíntia, a produtora de vídeo escolhida para realizar o documentário “Pérola Negra” foi a Nawall Filmes, que aceitou o projeto e a ideia. “Fizemos uma pesquisa e queríamos uma produtora do interior que se sensibilizasse com a ideia. A partir do contato, apresentamos a proposta, eles aceitaram e começaram a desenvolver. As filmagens foram feitas de fevereiro à outubro deste ano para depois ser produzida a edição e finalização” destaca.
Todo o projeto do documentário “Pérola Negra” foi possível através do edital 11de 2011 financiado pelo Pró Culturado Rio Grande do Sul/ Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Rio Grande do Sul. Em dezembro será lançado um CD com os samba-enredos antigos do União, contando a históriaatravés da música.
A sessão de hoje à noite, que inicia às 20h com entrada franca,trará além do documentário, uma apresentação de dança de um artista de Santa Maria e um debate.














