Início Geral Domingo acontece a 13ª Romaria da Santa Cruz

Domingo acontece a 13ª Romaria da Santa Cruz

Ana Souza
[email protected]

Independente do tempo, ensolarado ou com chuva, a Diocese de Santa Cruz do Sul realizará neste domingo, dia 14 de setembro, a 13ª Romaria da Santa Cruz. A programação começa às 8h30min com a acolhida aos romeiros em frente à Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. O início da caminhada até o Seminário São João Batista está previsto para as 9 horas, sendo que a chegada ao seminário se dará em torno das 10h. A recepção e saudação aos fiéis será feita pelo Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus, a partir das 8h30min. Também marcará presença o prefeito Telmo Kirst.
Segundo um dos organizadores da Romaria, Padre Zeno Rech, a expectativa é reunir 10 mil fiéis. “O número de participantes dependerá de como o tempo vai estar, mas a Romaria sai com ou sem chuva.” Às 14h30min, o Bispo Dom Canísio fará a mensagem de envio dos romeiros, encerrando as atividades da 13ª Romaria da Santa Cruz
Para cada ano, a equipe organizadora escolhe um tema especial em torno do qual acontecem as orações e reflexões. A Romaria deste ano tem por tema “Família, santuário de vida”. A frase inspiradora é tirada do Livro de Josué 24,15: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Com isso, a Diocese de Santa Cruz do Sul se coloca em sintonia com o Sínodo Extraordinário sobre a Família, convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro do presente ano. Por causa do tema da Romaria, está sendo feito um convite especial para as famílias, com a indicação de que cada família traga consigo o crucifixo que está em sua casa ou algum outro símbolo que lembra a presença de Deus na família.

UNIDADE

Criada com o objetivo de promover a unidade do povo diocesano e fortalecer a espiritualidade em torno da cruz, aconteceram, até o momento, 12 romarias. Desde sua primeira edição, a romaria começa na Igreja dos Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz, de onde se dirige até o Seminário São João Batista, onde foi plantada uma grande cruz que se transformou no símbolo oficial da Diocese.
No decorrer dos anos, a pedido de muitos romeiros, a romaria foi enriquecida com o ícone de Nossa Senhora das Dores. Por esta razão, ao lado da cruz de Jesus está sendo colocado o quadro de Nossa Senhora, inspirados pelo evangelista João que diz que “perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, Maria de Cleófas e Maria Madalena” (Jo19,25).

PROGRAMAÇÃO

Ao longo do caminho, os romeiros são motivados a rezar e cantar. No seminário haverá missa presidida pelo bispo Dom Canísio Klaus e concelebrada por todos os padres da Diocese. Ao final da missa os padres e diáconos darão a benção individual a todas as pessoas e famílias que a quiserem receber. Na sequência haverá oportunidade para almoçar, visitar as tendas, confraternizar com as pessoas de outras comunidades e fazer a sua confissão. Ao mesmo tempo, no palco principal, estarão sendo apresentados cantos e músicas com grupos das diversas regiões da Diocese.

Arquivo/RJ

Fiéis participam da caminhada em direção ao Seminário São João Batista

Romeiros serão recepcionados a partir das 8h30min em frente à Igreja Santos Mártires das Missões em Linha Santa Cruz