Início Geral Ecovale celebra 23 anos de produção agroecológica com abertura da feira de...

Ecovale celebra 23 anos de produção agroecológica com abertura da feira de mulheres “Amoras”

Primeira cooperativa de agricultoras e agricultores ecologistas do Vale do Rio Pardo, a Ecovale nasce pela demanda dessas pessoas por um espaço de comercialização de seus alimentos orgânicos
Cristiano Sant’Anna

Para celebrar seus 23 anos, a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) reabre seu espaço de comercialização no centro de Santa Cruz do Sul (RS) na próxima terça-feira, dia 15 de agosto. Junto à reabertura, haverá a abertura da Feira das Amoras: mulheres, seus saberes e aromas.

A primeira edição da Feira das Amoras terá comercialização de produtos da horta, ervas medicinais, mel, pães e bolos, além de plantas e artesanatos. Quem visitar a feira, será acolhida e acolhido com música ao vivo, apresentada pelas próprias mulheres do coletivo, e poderá consumir diversos alimentos. Além de gerar renda, a feira será um espaço para que as mulheres se reúnam enquanto coletivo.

“Pensamos em criar a feira na perspectiva de reunir as mulheres. Nossa proposta é que seja um espaço de acolhimento e que demonstre para a sociedade a diversidade das produções das mulheres rurais e agroecológicas.”, afirma Rosana Rocha, organizadora da feira e representante da Articulação Mulheres e Agroecologia (AMA). A intenção é que a feira se repita uma vez por mês, aumentando o número de feirantes a cada edição.

A atividade é promovida pela Ecovale e AMA, com assessoria do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), programa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e apoio do Sicredi.

A feira da Ecovale e Feira das Amoras será das 13h às 18h30, na Rua Thomas Flores nº 805. Às 14h, haverá celebração em comemoração aos 23 anos da Ecovale, com a presença de representantes da cooperativa, governo municipal, CAPA, e apoiadoras e apoiadores.

Sobre a Ecovale

Primeira cooperativa de agricultoras e agricultores ecologistas do Vale do Rio Pardo, a Ecovale nasce pela demanda dessas pessoas por um espaço de comercialização de seus alimentos orgânicos. Desde seu início, conta com a assessoria do CAPA, tanto para a organização dos grupos de produção, quanto na comercialização dos alimentos.

Atualmente, a cooperativa possui cerca de 50 pessoas associadas e atua no Vale do Rio Pardo e na região Central do Rio Grande do Sul, com sede em Santa Cruz do Sul, onde possui um espaço permanente de feira. Também realiza feiras em outros pontos da cidade em parceria com a prefeitura de Santa Cruz do Sul, em eventos e no município de Venâncio Aires, além de comercializar para restaurantes.

Além dos produtos orgânicos in natura, como alface, repolho, mandioca, batata e tomate, são comercializados alimentos que passam por processos de agroindustrialização, como açúcar mascavo, farinho de milho, arroz, feijão e erva. “Importante reafirmar que toda a produção comercializada pela cooperativa é orgânica e há uma diversidade de produtos”, lembra Diego Teixeira de Oliveira, presidente da Ecovale e assessor de projetos do CAPA.

Em julho deste ano, a Ecovale fez a primeira entrega de alimentos orgânicos para escolas da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um momento histórico para a cooperativa e para os municípios. Cerca de 2,7 toneladas de alimentos já foram entregues às escolas de Santa Cruz do Sul e seu interior, tornando a alimentação mais saudável e nutritiva para centenas de estudantes.

Serviço:

O quê: Celebração de 23 anos da Cooperativa Ecovale: reabertura do espaço da feira e abertura da Feira das Amoras: mulheres, seus saberes e aromas

Quando: 15 agosto de 2023

Onde: Rua Thomas Flores nº 805, Santa Cruz do Sul (RS)

Contato: Daniela Silva Huberty – Assessora de Comunicação da Fundação Luterana de Diaconia- Conselho de Missão entre Povos Indígenas- Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-COMIN-CAPA)

[email protected] / (55) 99959-9842