Início Geral Educar-se promove encontro com Guy Barcellos

Educar-se promove encontro com Guy Barcellos

Guy Barros Barcellos – Divulgação RJ

A pesquisa nos dias atuais é importante? Essa prática e a leitura de mundo caminham juntas? Qual é o papel da escola na formação do estudante? Esses serão alguns dos questionamentos abordados na palestra virtual, promovida pela Escola de Educação Básica Educar-se, no dia 24 de agosto. O tema será abordado pelo doutor em Educação em Ciências e Matemática, Guy Barros Barcellos, nome com expressiva representação na área da Educação.

O encontro será realizado à noite para famílias de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e equipe. “A proposta é discutir de que forma eles podem ser parceiros na educação para a pesquisa. Instigar crianças e adolescentes, provocar novos olhares para o dia a dia, valorizar as pequenas descobertas”, explica a coordenadora pedagógica Geovane Aparecida Puntel.

Programação especial

Além do encontro no dia 24, Guy Barcellos irá desenvolver atividades especiais com estudantes e professores da Educar-se. No dia 9 de setembro, pela manhã e à tarde, estão programadas palestra e práticas (experimentos com turmas do 7º ao 3º ano do Ensino Médio).

Já no dia 10, pela manhã, Barcellos terá um encontro com a equipe de docentes. Na ocasião, o doutor irá promover a fala Educação pela Pesquisa para a Complexidade – (Des)caminhos e rotas de fuga.

“Esse será um momento de ‘(de)formação docente’, no qual o convidado deve inquietar os educadores para a busca contínua de caminhos que estimulam a autonomia dos discentes por meio do pensamento crítico, reflexivo, a partir de uma perspectiva de mundo complexo”, explica Geovane Puntel, que também organiza a programação.