Início Geral Banco da Família viabiliza projeto habitacional

Banco da Família viabiliza projeto habitacional

Assinatura do contrato na Prefeitura de Passo do Sobrado – Divulgação RJ

Cinquenta famílias de baixa renda, lideradas por mulheres que atuam em atividades informais, foram beneficiadas por um projeto habitacional da Prefeitura de Passo do Sobrado, viabilizado por meio do Banco da Família (BF). O ato de assinatura dos contratos, realizado na Prefeitura da cidade, na manhã de quinta-feira, 12, contou com a presença do prefeito, Edgar Thiesen, e da presidente do BF, Isabel Baggio, além de secretários municipais e integrantes da diretoria do Banco.

Sediado na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, desde janeiro deste ano, o Banco da Família trabalha com microcrédito, financiamento e vários outros produtos nesta linha para pessoas e empresas. A possibilidade de beneficiar os pequenos empreendedores e produtores, foco central da atuação do BF, foi a principal motivação da ACI ao trazer a instituição para cidade.

Foi a parceria do Banco da Família com a Prefeitura de Passo de Sobrado que possibilitou viabilizar o projeto da municipalidade. De posse dos terrenos, doados pela Prefeitura, a principal dificuldade das famílias era conseguir o financiamento para a construção das casas por não atenderem às garantias exigidas pelo sistema bancário tradicional. A solução surgiu em uma visita do agente de crédito do BF na região, Terence Veleda, e do diretor-executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, ao prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, em abril, para apresentar os serviços do Banco e os produtos da entidade.

Visitas

Na passagem por Santa Cruz, a comitiva do Banco da Família, junto com representantes da ACI, realizou visitas à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa). Na Afubra, o grupo foi recebido pelo vice-presidente, Marco Antonio Dornelles, e pelo Tesoureiro, Marcílio Drescher, e no Stifa, pelo presidente, Gualter Baptista. Nos encontros, foram apresentadas propostas de parceria para ofertas de linhas de crédito e financiamento a produtores e trabalhadores do setor de fumo e alimentação para geração de emprego e renda. A instituição é reconhecida pelo seu forte papel social e possui vários produtos nessa linha direcionados a empresas e pessoas, inclusive para quem está fora do mercado de trabalho e não consegue acesso a recursos por não atender às exigências do sistema bancário tradicional.

Visita à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) – Divulgação RJ



A presidente do Banco, Isabel Baggio, expressou o interesse de intensificar ainda mais a atuação do Banco na região “como um impulsionador de ações sociais”. Conforme o vice-presidente da ACI, Cesar Cechinato, que acompanhou a comitiva, a atuação do BF nesse projeto demonstra o alcance social da instituição e a importância da parceria da ACI com o Banco, “indo além do seu papel representativo para concretizar ações que impactam positivamente na qualidade de vida de centenas de pessoas”.

Banco da Família propõe parceria ao Stifa

Em visita ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), com a intenção de promover o acesso e elevar a educação financeira aos associados, o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, explicou que surgiram várias ideias que podem ser implementadas entre o sindicato e o Banco da Família. “A educação financeira é um dos projetos viáveis para qualificar pessoas para que de fato, elas se tornam empreendedoras; e, por meio disso, podemos até mesmo como entidade, viabilizar cursos de formação”.

Visita ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e da Alimentação de SCS (Stifa) – Divulgação RJ



Segundo a presidente do Banco, Isabel Biaggio, a parceria com o sindicato pode ser uma grande oportunidade para quem empreende – como atividade secundária – ter a chance de alcançar uma linha de crédito e poder crescer, igualmente, como empreendedor. “São várias possibilidades que já estão liberadas como reformas domésticas, instalação de painéis de energia solar, ou até mesmo o empréstimo consignado, via sindicato”.

Meta é carteira de R$ 1 milhão

O vice-presidente da ACI Santa Cruz, César Cechinato, ressaltou que a entrada do Banco da Família na região se deu por meio de uma parceria feita entre o banco e a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Para viabilizar as operações, atualmente existe um funcionário do Banco da Família, prestando o atendimento no escritório da ACI, no Centro de Santa Cruz. “O Banco da Família tem em seu DNA fornecer crédito a uma parcela que se torna invisível ao sistema financeiro. Isso, para nós, é muito importante, para fomentar o empreendedorismo”.