Início Geral Eleitores ainda podem fazer recadastramento

Eleitores ainda podem fazer recadastramento

Eleitores se aglomeravam nas sombras da calçada da rua Ernesto Alves com a Ramiro Barcelos

Grasiel Grasel
[email protected]

Encerrou no dia de ontem, 11, o prazo regular para que os eleitores santa-cruzenses buscassem a Central de Atendimento ao Eleitor, no Cartório Eleitoral das zonas 40ª e 162ª, para realizarem o recadastramento biométrico. A partir de agora, o título eleitoral dos votantes que não puderam atualizar sua situação entra em processo de cancelamento. Existe, no entanto, a possibilidade de regularizar o documento até o dia 6 de maio para poder votar nas eleições deste ano.
Atualmente cerca de 500 pessoas podem ser atendidas diariamente na central e, até o final da terça-feira, 10, 82% dos eleitores de ambas as zonas eleitorais estavam com sua situação cadastral regularizada, ou seja, em torno de 19 mil pessoas ainda não realizaram a biometria. Durante a tarde de sol quente, que chegou a atingir 33º de temperatura, a fila de espera atravessava a quadra do cartório e dobrava na rua Ramiro Barcelos, com cidadãos relatando estarem esperando desde cedo da manhã.
Embora o número de eleitores em situação irregular seja alto, existe a estimativa de que cerca de 12% dos títulos são de cidadãos que não residem mais em Santa Cruz do Sul e nas regiões de abrangência das zonas eleitorais. “Desses 19 mil que ainda faltam concluir o recadastramento, provavelmente uns 8 ou 9 mil são das zonas do cartório, o restante dos eleitores não deve mais morar aqui”, afirma Jaime Melchionna, chefe de Cartório da 40ª Zona Eleitoral.
A partir de hoje, o processo de cancelamento dos títulos em atraso já é iniciado, mas ele é lento e burocrático, pois demanda envio de documentos para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que posteriormente encaminha a lista com todos os cancelamentos no Estado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em última instância, no entanto, será permitido que os eleitores regularizem sua situação até o dia 6 de maio, quando os cadastros serão encerrados.
Segundo Melchionna, a recomendação do cartório é que os cidadãos não deixem apenas para o final de abril para tentarem regularizar sua situação, pois a tendência é que a maioria das pessoas que ainda está com a pendência faça o mesmo, gerando filas muito grandes como as dos últimos dias.
Leitores do Riovale Jornal relataram ter dúvidas em relação à necessidade de pagamento de multa pelo fim do prazo inicial. Apuramos, no entanto, que não será cobrado valor algum do eleitor que regularizar sua situação até o dia 6 de maio. A única situação em que uma taxa deve ser paga é caso o cidadão deixe de votar nas eleições e não justifique sua ausência.

O que acontece com quem não regularizar?
– O cidadão fica impedido de retirar passaporte e carteira de identidade;
– Fica proibido retirar empréstimo com bancos públicos;
– Cargos públicos não podem ser assumidos;
– Matrículas não podem ser realizadas ou renovadas em instituições de ensino fiscalizadas pelo MEC

Horário de atendimento 
Eleitores podem buscar a Central de Atendimento ao Eleitor, na rua Ernesto Alves, 760, no centro de Santa Cruz do Sul, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Para enfrentar o calor na fila, é recomendável passar protetor solar e levar uma garrafa d’água para se refrescar.