Início Geral Em nota, Prefeitura esclarece sobre boatos relacionados à distribuição de refeições

Em nota, Prefeitura esclarece sobre boatos relacionados à distribuição de refeições

Os alimentos distribuídos pelo Município fazem parte de uma política nacional de segurança alimentar e devem ter continuidade

Em razão de uma série de boatos que chegaram ao conhecimento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, no decorrer desta quarta-feira, 11, em relação a distribuição de alimentos pelas cozinhas comunitárias, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem a público esclarecer os fatos.

Diversas ligações de moradores dos bairros da Zona Sul, usuários dos projetos sociais da Prefeitura, foram recebidas nos Cras e também na Secretaria Municipal de Educação. Preocupadas, elas relataram ter sido abordadas na rua por cabos eleitorais de um determinado partido político em campanha e informadas de que a distribuição de refeições será suspensa caso a comunidade não vote “corretamente”, ou seja, no candidato a elas apresentado.

A Prefeitura esclarece que a informação é falsa e que sua divulgação é um ato criminoso, que precisa ser denunciado à Justiça Eleitoral. A distribuição de alimentos feita pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul há décadas é uma política nacional de segurança alimentar, que não está sujeita a vontade deste ou daquele mandatário. O cidadão que assumir no dia 1º de janeiro de 2021 como chefe do Executivo Municipal tem o dever constitucional de dar prosseguimento ao programa, sob pena de sofrer as sanções da lei.

O Município possui atualmente cinco cozinhas comunitárias – Bom Jesus, Faxinal, Imigrante, Margarida, Santa Vitória – e diversos pontos de distribuição de alimentos, alcançando mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o início da pandemia, em março deste ano, foram fornecidas mais de 120 mil refeições. A Prefeitura supre hoje cem por cento da demanda existente e todas as pessoas que procuram o serviço são atendidas.