Início Geral Em Santa Cruz, Receita Federal recebeu 33.163 declarações

Em Santa Cruz, Receita Federal recebeu 33.163 declarações

Número ficou 5% acima do esperado, quando a estimativa era de 31.681 documentos a serem emitidos

Luciana Mandler
[email protected]

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) foi estendido até 31 de maio. A expectativa em nível nacional era de que 32 milhões de declarações fossem enviadas até o prazo final. Já no Rio Grande do Sul, a estimativa era de 2,2 milhões de declarações, enquanto que em Santa Cruz do Sul, a projeção era de 31.681 declarações a serem emitidas.

Assim como no Estado e no País, em Santa Cruz a expectativa foi superada, segundo a analista tributário da Delegacia da Receita Federal em Novo Hamburgo, Scheila Fernanda Rosa da Silva. “Em Santa Cruz do Sul ficou 5% acima do que o esperado: a estimativa para o Município era receber 31.681 declarações e foram recebidas, dentro do prazo, 33.163”, frisa.

Para quem não entregou no prazo, irá constar a pendência. “Quem não entregou a declaração dentro do prazo pode cumprir com a obrigação a qualquer momento, mas terá que pagar multa de R$ 165,74”, explica. “Quem entregou dentro do prazo, mas de forma incompleta, apenas para não entregar em atraso, pode retificar a declaração a qualquer momento”, completa.

RESTITUIÇÕES

Em relação às restituições, serão priorizadas pela data de entrega da DIRPF. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento, que são: pessoas com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, portadores de deficiência física ou moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como no ano passado, a Receita Federal vai manter antecipação do cronograma de pagamento das restituições em cinco lotes, com o início da devolução já para o mês subsequente ao término do prazo de entrega. Assim, o primeiro lote ficou disponível em 31 de maio; o segundo em 30 de junho, o terceiro em 30 de julho, o quarto lote em 31 de agosto e o quinto lote disponível em 30 de setembro.
Desde quinta-feira, 10, o contribuinte que entregou a declaração do IR no início do prazo pode saber se vai receber dinheiro do Fisco ainda este mês. A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.