LUANA CIECELSKI
[email protected]
Primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu nesse domingo, 5 de novembro em todo o país e em Santa Cruz do Sul não foi diferente. Centenas de candidatos dirigiram até a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a partir do meio dia, para realizar o exame. Diferentemente de outras localidades, porém, no município não houve nenhum grande incidente. Às 13h30 horas, quando o sinal para o início das provas tocou, todos estavam em seus devidos lugares. O número de abstenções no município, porém, não foi divulgado pela coordenação municipal do Enem.
Uma das grandes expectativas para o primeiro dia de provas era a redação e sua temática, sempre um mistério. E logo no inicio da prova já foi possível saber, nessa edição, os participantes tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas sobre os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Essa foi a primeira vez que a redação foi aplicada no primeiro dia.
Além da redação os participantes também mostraram seus conhecimentos nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Juntas, as provas somaram 90 questões de múltipla escolha, que puderam ser respondidas durante 5 horas de 30 minutos.
NO BRASIL
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda na noite de domingo, 5 de novembro, o número de abstenções no primeiro dia de provas ficou no entorno de 30%, ou seja, do total de 6.731.344 inscritos confirmados, 69,8% compareceram. Dos 30,2% que faltaram, ainda de acordo com o Inep, 15% nem acessou o Cartão de Confirmação de Inscrição para saber o local de prova, o que foi lamentado pela organização. Entre as principais consequências da falta à realização da prova, está a perda do direito de isenção da taxa de inscrição no Enem de 2018. A exceção são os concluintes do Ensino Médio na rede pública, que são automaticamente isentos.
Além disso, foi comemorado o número de eliminações no primeiro dia. O primeiro dia de provas encerrou com apenas 273 participantes eliminados em todo o país. Em 2016, ao final do primeiro dia, o exame já registrava 3.942 eliminações, e outras 4.780 no segundo dia. O Inep acredita que esse número se deva em grande parte graças as medidas de segurança utilizadas nessa edição, como personalização de provas, uso de detectores de ponto eletrônico. Do total de eliminados, 264 o foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove por porte de objetos proibidos identificados pelo sistema de detecção de metal.
SEGUNDO DIA
No próximo domingo, 12 de novembro acontece o segundo dia de provas do Enem 2017. Nesse segundo momento, os participantes terão seus conhecimentos testados nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da Matemática e suas Tecnologias. O segundo dia de provas iniciará também às 13h30, porém, terá uma hora a menos de duração (4h30) – porque não terá a redação, já escrita nesse domingo. Os estudantes terão, portanto, até às 18 horas para entregar as respostas.














