
Fotos: Divulgação
Os professores do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Camilo Darsie e Douglas Luís Weber, participaram do XII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (Geosaúde), realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Vitória, no Espírito Santo. Darsie integrou o Painel de Debate intitulado “As dimensões do ensino de Geografia da Saúde”. Já Weber e o egresso do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, Daniel Felipe Schroeder, participaram como apresentadores de trabalho em sessão temática.
Ao lado de referências como Ana Carolina Beceyro (Universidade Nacional de Cuyo) e Raul Borges Guimarães (UNESP), Darsie, que também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, contribuiu com uma reflexão sobre como o campo da Educação pode fortalecer reflexões e ações capazes de combater desigualdades territoriais e vulnerabilidades socioambientais, bem como fortalecer políticas públicas que melhorem o cotidiano das populações. Sua intervenção ressaltou a importância de aproximar teoria, práticas educativas e análise espacial para consolidar estratégias de formação e pesquisa comprometidas com a saúde coletiva.
Durante sua participação, o professor Camilo destacou resultados de seus estudos emergentes da articulação entre os campos da Saúde, da Geografia e da Educação. Ao enfatizar a necessidade de articular diferentes conhecimentos, Darsie apontou caminhos para renovar os currículos formativos e ampliar o diálogo entre universidade, escolas e serviços de saúde.
O evento reuniu pesquisadores que são referências no Brasil e no exterior para debater os desafios contemporâneos que atravessam os campos da Geografia, da Saúde e da Educação. Durante quatro dias, mesas, minicursos, painéis e conferências abordaram temas como mudanças globais, modelagem aplicada à saúde, interseccionalidades, ensino e impacto das transformações climáticas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento recebeu nomes reconhecidos como Ethel Maciel (UFES), Marcelo Lopes de Souza (UFRJ), Christovam Barcellos (Fiocruz), João Lima Sant’Anna Neto (UNESP/UFES), entre outros, consolidando-se como um dos principais espaços de articulação científica do campo.
Menção honrosa
Além disso, participaram do evento, como apresentadores de trabalho em sessão temática, o professor Douglas Luís Weber e o egresso Daniel Felipe Schroeder. Ainda, Schroeder recebeu Menção Honrosa por relevância social e qualidade técnica de mapa sobre a Estrutura da Atenção Básica de Saúde de Santa Cruz do Sul, elaborado para compor um artigo resultante dos estudos do grupo de pesquisa em que se inserem na Instituição.















