Início Educação Evento reúne acadêmicos e pesquisadores na Unisc

Evento reúne acadêmicos e pesquisadores na Unisc

Fotos Divulgação/RJ

Faixas e cartazes divulgando o evento estão espalhados por toda a universidade

LUANA CIECELSKI
[email protected]

O Programa de Pós-Graduação em Letras, o Departamento e Curso de Letras e o Departamento e Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estão em contagem regressiva. No próximo dia 17 de agosto, tem início o VII Colóquio Nacional de Leitura e Cognição e o 1º Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, além da XV Semana Acadêmica do Curso de Letras. Na manhã de ontem, 7 de agosto, uma reunião entre todos os organizadores e colaboradores marcou o início dos preparativos finais que iniciaram ainda no primeiros meses de 2015. O evento segue até o dia 19 de agosto.
Durante os três dias em que estará acontecendo, os três eventos terão como objetivo comum servir de espaço para diálogos e reflexões sobre linguagem, literatura e mídias. Apesar de voltado especialmente para um público mais acadêmico, trará discussões que podem ser de interesse de diversos setores da comunidade, por ter eixos temáticos como leitura, escrita e ensino; leitura, ensino e infância; narrativas e redes sociais; dificuldades de leitura; leitura e memória, entre outros.
De acordo com um dos organizadores, o professor Demétrio de Azeredo Soster, esse acontecimento tem várias significações e importâncias para a Universidade. “Ele faz o processo de formação acadêmica ser mais qualificado e tem muito vigor porque parte de uma união de áreas”, destacou ele. Essa interação também tem a importância de fortalecer uma parceria entre os cursos de Letras e Comunicação Social e fazer com que durante todo o evento aconteçam discussões muito amplas.
Além da expectativa com relação às atividades que serão realizadas, a expectativa de público também é grande, levando em consideração que, no total, quase 200 pessoas de todo o país fizeram a inscrição de trabalhos para participar. Além disso, segundo o professor, apesar de as inscrições que dão direito ao certificado de participação já terem encerrado, os alunos de toda a universidade e comunidade que estiverem interessados em participar, terão acesso gratuito.
O primeiro Colóquio Leitura e Cognição aconteceu em 2003 e foi organizado por um grupo de professores que na época trabalhava na construção do projeto de Mestrado em Letras. O evento ocorre desde então a cada dois anos, e é considerado um dos mais importantes do calendário do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, por reunir pesquisadores e estudantes de diversas universidades.
No site do evento (disponível em www.unisc.br/site/coloquio2015), é possível encontrar a programação completa, além de outras informações. Também é possível conferir com mais detalhes quem serão os conferencistas e palestrantes – inclusive os estrangeiros – e suas trajetórias na pesquisa e publicação de obras.

Livros e comunicações em evidência

De acordo com o professor Demétrio, um momento muito interessante do evento será o lançamento de livros que acontecerá na terça-feira, 18, às 18 horas. “Será montada uma mesa onde os escritores, além de mostrarem seus livros e assinarem dedicatórias, como acontece normalmente, poderão também falar de suas obras, o que é muito importante”, explicou. Alguns dos livros que estarão sendo lançados são “Spurensuche – Rastros da presença germânica em Santa Cruz do Sul – Língua e cultura”, de Lissi Bender; “Literatura e formação do leitor – Escola e sociedade, ensino e educação” organizado por João Luis Pereira Ourique e “Narrativas comunicacionais complexificadas” 1 e 2, que tem por organizadores os professores do Curso de Comunicação Social Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster.
Outro momento de grande importância do evento serão as Comunicações que acontecerão na segunda e terça-feira, às 16 horas. Nesse momento, os trabalhos inscritos serão apresentados. De acordo com Demétrio, os quase 200 trabalhos e seus autores serão divididos em salas de aula onde farão breves apresentações, de cerca de 15 minutos, seguidas por diálogos e sessões de perguntas sobre as pesquisas feitas. Por ser um momento de interação entre os participantes o momento recebe o nome “Comunicações”.
Todas as atividades do colóquio e do simpósio terão como sede o campus da Unisc. As palestras estão previstas para acontecer no Anfiteatro do bloco 18 e os Minicursos nas salas 101 e 108, ambas localizadas no bloco 1. Já as Comunicações deverão acontecer em salas de aula variadas entre os blocos 15 e 18.


Um dos organizadores, Demétrio Soster também estará lançando três de suas obras durante o Colóquio

PROGRAMAÇÃO

17 de agosto – Segunda-feira

8h30 – Abertura
9h – Palestra com Mario Carlon – Tema: Fotografía y narratividad: El renascimiento de La fotografia en la red
10h30 – Palestra com Jorge Parra – Tema: Narrativas latinoamericanas  y lãs tendências del siglo XXI: popularidad y estética
13h30 – Palestra com Maria Antónia Jardim – Tema: Narrativas e hermenêutica
Mesa redonda I com Ana Cristina Pelosi, Carmen Luci da Costa Silva, Márcia Cristina Corrêa e Cristiane Dall Cortivo Lebler – Tema: Cognição, enunciação e ensino
16h – Comunicações
19h30 – Conferência com Maria da Graça Pinto – Tema: A escrita: um jogo de forças entre a geração de ideias e sua concretização

18 de agosto – Terça-feira

9h – Minicurso I com Maria da Graça Pinto – Tema: A escrita acadêmica: o que se espera de um estudante de mestrado?
Minicurso II com Pedro Teixeira da Mota – Tema: Fernando Pessoa e as diferentes leituras de sua obra
13h30 – Mesa redonda II com Vera Lúcia de Oliveira e Benjamin Abdala Júnior – Tema: O impulso utópico e as travessias da vida
16h – Comunicações
18h – Mesa de apresentação de livros
19h30 – Conferência com Benjamin Abdala Júnior – Tema: Fronteiras e identidades no plural: das demarcações geográficas às áreas do conhecimento

19 de agosto – Quarta-feira

9h – Minicurso II com Jorge Parra – Tema: Literatura hispanoamericana contemporânea
Minicurso IV com Maria Antónia Jardim – Tema: Hermenêutica, arte literária e psicologia
13h30 – Mesa Redonda III com Edivaldo Pereira Lima e Mônica Martinez – Tema: Jornalismo e literatura
16h – Mesa com os escritores: Vera Lúcia de Oliveira, Luiz Ruffato, Pedro Teixeira da Mota e Maria Antónia Jardim
19h30 – Conferência de encerramento com Luiz Ruffato

Os conferencistas

Luiz Ruffato
Vera Lúcia de Oliveira (Italiana)
Maria Antônia Jardim (Portuguesa)
Benjamin Abdala Junior
Mônica Martinez
Mario Carlon (Argentino)
Edvaldo Pereira Lima
Jorge Parra (Colombiano)
Pedro Teixeira da Mota (Português)
Maria da Graça Pinto (Portuguesa)
Carmen Luci da Costa Silva
Márcia Cristina Corrêa