LUANA CIECELSKI
[email protected]
Com a proximidade do Dia do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho, o Riovale Jornal está preparando uma série de atividades que terão como objetivo pensar a Sustentabilidade Local. Serão dois grandes eventos. Um deles acontece nesse sábado, dia 2 de junho, na Praça Getúlio Vargas e o outro acontece na tarde de terça-feira, dia 5, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A primeira das atividades, nesse sábado, terá início às 9 horas. A comunidade que passar pelo centro terá a oportunidade de conhecer ou saber um pouco mais sobre diversas iniciativas sustentáveis que acontecem pela cidade. Dom Alberto, Verde é Vida (Afubra), O Boticário, Ana Nery, Nação Verde, Dr. Shape, e outros estarão presentes mostrando um pouco de seu trabalho e de sua preocupação com o mundo em que vivemos. No evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), também será possível fazer doações de alimentos e roupas, que posteriormente serão destinados a entidades de Santa Cruz.
O segundo evento, na tarde do dia 5 de junho, será na sala 1002 do bloco 10. Mercur, representantes da Área Ambiental da Unisc, Ana Nery, Sunny Engenharia, Conífera Engenharia de Meio Ambiente, o especialista em direito ambiental Cássio Arend e a estudante Maria Dora Waechter, irão se reunir em um workshop para apresentar iniciativas locais inovadoras na área de sustentabilidade. Essa atividade terá início às 14 horas.
Ambos os eventos serão abertos ao público e o acesso será totalmente gratuito. A partir deles, espera-se responder algumas perguntas, como “que legado você quer deixar para as futuras gerações?” e “que tipo de planeta você está construindo para seus filhos e netos?”, além, é claro, de pensar em novos questionamentos. O Riovale Jornal acredita que pequenas ações podem fazer uma grande diferença e transformar a maneira como lidamos com o meio ambiente. Conscientizar as pessoas ao nosso redor sobre a importância de preservarmos a natureza e todos os recursos que ela nos oferece é essencial para termos mudanças profundas e determinantes para o futuro. “Pensar global e agir local”, é o lema da 1ª Semana de Sustentabilidade Local.















