Início Saúde Falta de vacinas ocorre devido desligamento da rede elétrica

Falta de vacinas ocorre devido desligamento da rede elétrica

A central de vacinação está sendo realizada no Cemai, Esmeralda, Jacob, Avenida, Gaspar Bartholomay, Menino Deus, Rauber e unidades do interior. As demais unidades terão as vacinas recolhidas para que haja facilidade para a comunidade

Sara Rohde
[email protected]

A Assessoria de Comunicação do Município (Secom) informou na tarde dessa segunda-feira, 18, que a falta das vacinas em unidades de postos de saúde e Centro Materno Infantil (CEMAI) ocorre devido o desligamento da energia elétrica, ou seja, alguém desligou o disjuntor elétrico da Vigilância Sanitária na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, o que impossibilitou a aplicação dos medicamentos. 
Conforme o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Junior um carregamento de vacinas tinha chegado naquela sexta-feira e devido ao desligamento da rede e a variação da temperatura as vacinas ficaram sob suspeita. Um relatório foi encaminhado à 13ª Coordenadoria de Saúde com objetivo de solicitar a verificação e validades dos produtos. 
Na manhã dessa segunda-feira foi registrada a falta de algumas vacinas no CEMAI, como a vacina Vip, Pneumo 10 e Penta e até o final do dia faltou também a Rota Vírus. Conforme o secretário da pasta foi determinado que a central de vacinação será realizada no CEMAI, Esmeralda, Jacob, Avenida, Gaspar Bartholomay, Menino Deus, Rauber e unidades do interior. As demais unidades terão as vacinas recolhidas para que haja facilidade para a comunidade. 
“Em conversa com a coordenadora Mariluci (coordenadora regional de saúde) no fim da tarde de ontem o município foi avisado que não precisa se preocupar com o desabastecimento de vacinas, pois será feito um remanejamento e que o pedido à Secretaria Estadual de Saúde para que envie o quanto antes as novas doses já foi solicitado”, explicou. 
O secretário informou que as vacinas do CEMAI podem ser aplicadas sem risco nenhum às pessoas e que até a próxima sexta-feira, 22, haverá um retorno da coordenadoria quanto a avaliação das vacinas estocadas.
Para identificar o autor do desligamento da rede elétrica foi registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil que está investigando o caso.