Cristiano Silva
[email protected]
Caroline Pieczarka / Agência A4
45 mil pessoas visitaram o evento ao longo dos 10 dias em que ocorreu
Parece que o tempo com temperaturas agradáveis e sol foi encaixado perfeitamente ao longo dos 10 dias em que ocorreu a Feira do Livro, fazendo com que 45 mil pessoas, em números divulgados pela organização, visitassem, lotassem e aproveitassem o evento e as atrações da programação da melhor maneira possível.
Na sexta-feira, 13 de setembro, ocorreu o 1º Encontro de Quadrinistas e Fãs de Histórias em Quadrinhos (HQ) em um Painel e Roda de Conversana Casa das Artes Regina Simonis. O evento, realizado dentro da 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e mediado pelo professorDemétrio de Azeredo Soster, contoucom a presença de quadrinistas, chargistas e ilustradores comoCassiano da Rosa, Paulo Louzada, Gabriel Renner, Caco Vilanova, Bruno Seidel e Rafael Amorim.
O ilustrador e chargista do jornal Folha do Mate de Venâncio Aires, Cassiano da Rosa falou sobre a oportunidade em abordar o assunto: “Possuo dois personagens em tirinhas e achei super legal a iniciativa dessa roda de conversa. É um trabalho que é pouco divulgado por aqui” revela Cassiano. Na sexta-feira ainda aconteceu o Encontro com Calos Henrique Iotti, criador do personagem Radicci.
PROGRAMAÇÃO
Rolf Steinhaus
Casa das Artes Reginas Simonis ficou lotada para o 1º Encontro de
Quadrinistas e Fãs de Histórias em Quadrinhos
No sábado ocorreu o Encontro com Annonymus Gourmet e Alarico no Palco Principal. A tarde seguiu com lançamentos de livros e horas do conto e o show musical com Marcelo Fruet& Os Cozinheiros. À noite, o espetáculo teatral com o ator Cacá Carvalho, Um Nenhum Cem Mil, ocorreu no Auditório do Colégio Marista São Luís.
Ainda no sábado à noite, se estendendo pela madrugada, aconteceuo “Leituras na Madrugada”, evento promovido pela Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) juntamente com a Feira do Livro, que consistiu em promover a leitura de uma forma diferente.
Uma das participantes, Adria Graziele, aprovou a ideia e espera mais: “Eu curti a iniciativa, foi tudo muito bem organizado e acho que deveriam repetir. Quero mais!” reforça Adria. Segundo Carmen Rohr, que fez parte da organização do evento na biblioteca, o evento superou as expectativas: “Encerrou de fato às 6h da manhã como havia sido previsto e com pedidos de uma próxima edição muito em breve” revela Carmen.
O domingo teve como principais atrações o espetáculo teatral “O Teatro de Caixa”, com Rudinei Morales, no Palco da Biblioteca Pública na Praça Getúlio Vargas. Logo depois foi a vez da Orquestra da Unisc e músicos convidados, sob a regência do maestro Leandro Schaefer, realizarem o show Concerto de Rock, sucesso de público.
AVALIAÇÃO
Divulgação / Biblioteca Central da Unisc
“Leituras na Madrugada” na Biblioteca Central da Unisc levou literatura de uma forma diferente aos participantes
Segundo a gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, a edição superou todas as expectativas: “Estamos muito felizes com o resultado da Feira do Livro. O tempo colaborou muito e o público compareceu aos eventos. A ideia é manter para o ano que vem a estrutura física na Praça Getúlio Vargas. Nas próxima semana nos reuniremos com a Comissão Organizadora para avaliar a edição de 2013 e já começar a pensar a Feira do Livro de 2014” revela.
Além de um público de 45 mil pessoas, as vendas registraram 25.600 livros vendidos, em um evento que contou com 22 lançamentos de livros, 40 sessões de hora do conto, 41 escritores presentes, 5 shows musicais, 18 encontros com o autor, 7 sessões de espetáculos teatrais, 1 exposição de arte visual e 18 atividades paralelas.
A chuva,que chegou no encerramento da Feira, veio para lavar a alma dos apaixonados por livros, que puderam mais uma vez, ver o potencial que Santa Cruz do Sul pode oferecer culturalmente aos seus visitantes.














