Início Geral Santa Cruz Sul no clima Farroupilha

Santa Cruz Sul no clima Farroupilha

Alyne Motta
[email protected]

Ricardo Wendland

Chama foi acesa coletivamente na manhã de sábado

Desde sábado, 14 de setembro, Santa Cruz do Sul vive o clima Farroupilha. A programação abriu durante a manhã com a chegada da centelha da Chama Crioula, trazida pelos Cavaleiros da Integração, diretamente do distrito de Santo Amaro, localizado na cidade de General Câmara.
A Chama foi acesa na presença da vice-prefeita Helena Hermany, do secretário César Cechinato, da patrona dos Festejos, Maria Nilza Paz, do presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) Juarez Rodrigues da Silva e do coordenador da 5ª Região Tradicionalista (RT) e presidente dos Festejos, Luiz Clóvis Vieira.
Em seu pronunciamento, o presidente da ATS declarou que os Festejos serão de todos e terá uma programação voltada para a comunidade. A patrona, Maria Nilza, pediu a participação de todos os santa-cruzenses. “É o momento para reverenciarmos nossos antepassados”, declarou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, revelou que vê o espírito gaúcho relembrado na solenidade de abertura dos Festejos Farroupilhas. “Vamos relembrar os tradicionalistas, que bravamente valoriza os costumes gaúchos”, afirmou.

ATIVIDADES

Logo após a solenidade, aconteceu uma missa crioula, em lembrança ao cavaleiro e tradicionalista Paulo Pinto, falecido tragicamente ano passado, em 14 de setembro, quando buscava a centelha da Chama Crioula em Venâncio Aires, e também pelo cavaleiro Antônio Silva, falecido em 21 de dezembro.

Ricardo Wendland

Sonido del Alma Gaucha mostraram a música gaúcha da fronteira

A noite aconteceu o show com o grupo Sonido del Alma Gaucha, de Bagé, e baile com o grupo Vozes Campeiras, de Cachoeirinha. No domingo, 15 de setembro, a programação se concentrou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Alegre, com a participação do CTG Laço Velho e CTG Garrão de Potro.

Centauro Farroupilha também está no clima

O 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também está comemorando os Festejos Farroupilhas. A programação iniciou no sábado, quando cavaleiros do Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Centauro Farroupilha, juntamente com o PTG Orelhanos do Rio Grande trouxeram a Chama Crioula.
Eles percorreram cerca de 120 quilômetros, até Santo Amaro, para buscar uma centelha, que foi entregue pelo patrão do PTG Centauro Farroupilha,  2º sargento Carlos Moises Savian dos Passos, ao major Paulo Fernando Soares do Nascimento, subcomandante do 2º BPM, com sede em Rio Pardo.
Para o sargento Savian, trazer uma centelha para dentro do quartel é uma grande honra. “O espírito farrapo nos acompanhou nesta jornada. Hoje, depois de ter percorrido todo o percurso, estamos aqui, com o dever cumprido”, declarou o patrão emocionado.

Ricardo Wendland

Cavalarianos pertencentes ao PTG Centauro Farroupilha trouxeram a Chama Crioula para dentro da Brigada Militar

O major Nascimento afirmou que o momento era solene e histórico, pois mostra o valor dos bravos homens que defendem nosso chão e nossas tradições. “Que esta semana seja de comemoração e lembrança aos nossos antepassados”, afirmou em seu pronunciamento.
A solenidade contou com a presença do major Jorge Alen Fernandes Menezes, chefe do estado maio do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e do major Ailton Pereira de Azevedo, na ocasião representando o comandante do 23º BPM, Valmir José dos Reis, que está em férias.