Início Geral Novo Cemai será entregue em agosto

Novo Cemai será entregue em agosto

Obra está em fase de acabamento e instalação da nova mobília

Ricardo Gais
[email protected]

Entrada do prédio está totalmente revitalizada e moderna – Ricardo Gais

Iniciada em junho do ano passado, a reforma do Centro Materno Infantil (Cemai), localizado na Travessa Walter Kern, está praticamente finalizada. A previsão de entrega do Novo Cemai para a comunidade santa-cruzense é para o mês de agosto.

As obras do novo espaço estavam ocorrendo dentro do cronograma estipulado, e o prazo final para a entrega seria de oito meses, após assinado pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, o termo de início dos trabalhos. De acordo com o atual secretário Municipal de Saúde, Giovani Alles, em decorrência da pandemia de Covid-19, os trabalhos tiveram que ser suspensos. “Além disso, a equipe do Hospital Moinhos de Vento, que presta consultoria para gestão do Novo Cemai, teve que interromper as atividades de capacitação dos profissionais que atuarão no novo prédio”, explicou.

A inauguração estava prevista para 21 de março deste ano, com funcionamento a partir do dia seguinte. No entanto, todas as atividades tiveram que ser suspensas. Inclusive, o decreto municipal assinado pelo prefeito previa a suspensão de eventos, entre outras regras para enfrentamento da Covid-19. “Apesar disso, cabe ressaltar que os serviços à população não foram prejudicados e os atendimentos seguem no atual prédio do Cemai, localizado na rua Ernesto Alves, na quadra entre a Tiradentes e a Sete de Setembro”, destaca Alles.

A obra com a previsão de entrega para o próximo mês está na fase de acabamentos e revisão do que já está pronto. “Esta etapa contempla, principalmente, pequenas correções na estrutura”, disse o secretário. A nova mobília também já está sendo montada dentro dos espaços. Equipamentos novos também já foram adquiridos pela Secretaria de Saúde, como o Raio X e um ultrassom.

A equipe que irá atuar inicialmente no Novo Cemai é a mesma que já está no prédio atual. Mas o secretário salienta que todos os profissionais passam por capacitações, o que deverá resultar em atendimento qualificado à população.

“O Novo Cemai não contempla apenas uma reforma estrutural. O prédio foi transformado para melhor atender a comunidade, proporcionando mais conforto aos pais e crianças que buscam atendimento. Além de uma estrutura moderna, terá também o que há de melhor para os serviços de saúde, com equipamentos de qualidade e de última geração”, destaca Alles.

O novo espaço contará com uma área de recreação para os pacientes se distraírem enquanto aguardam pela consulta médica e toda a decoração contará com personagens de livros infantis já conhecidos pelas crianças, o anjinho Lino e a amiga Laila. “O objetivo é tornar os espaços mais humanizados”, enfatiza. Além disso, o local continuará realizando os atendimentos ginecológicos e prestará atendimentos para gestações de alto risco.

Giovani Alles finaliza dizendo o que a comunidade pode esperar do novo espaço. “O Novo Cemai representa tudo o que há de mais moderno na área da saúde para atendimento de crianças e gestantes. Terá equipamentos de qualidade, espaços para recreação das crianças, salas de espera confortáveis e amplas para os pais e um atendimento diferenciado, possibilitando também a realização de exames no próprio prédio, o que irá evitar deslocamentos das famílias”.

As obras tiveram início com o ex-secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e esta é a primeira vez desde a inauguração, em 1999, que o Cemai recebe uma reforma geral. A empresa responsável pela obra é a Invicta Construtora, de Venâncio Aires, e o investimento é de cerca de R$ 1,9 milhão.